A Unidade Escolar Edson da Paz Cunha por meio de seus professores e alunos executaram esta atividade em alusão ao dia da Consciência Negra. A população negra é a mais afetada pela desigualdade e pela violência no Brasil. É o que alerta a Organização das Nações Unidas (ONU). No mercado de trabalho, pretos enfrentam mais dificuldades na progressão da carreira, na igualdade salarial e são mais vulneráveis ao assédio moral, afirma o Ministério Público do Trabalho. De acordo com o Atlas da Violência 2017, a população negra também corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios.
Este projeto teve como ações pesquisas, confecção de painéis, debates, produção textual, confecção de camisetas, filmes e oficina de documentários. a Culminância foi no dia 24 de Novembro com exibição de poemas, documentários, danças com traços de influência africana, desfile, capoeira e teve participação dos oficineiros do Projeto Escola Aberta com Grafite, Break , Leitura e Dança.
Dentre os debates envolveu os nomes de pessoas que lutaram contra o preconceito racial, como Zumbi dos Palmares. No século 17, Zumbi foi capturado por bandeirantes ainda bebê e entregue ao padre Antônio Melo, em Porto Calvo. Com 15 anos Zumbi conseguiu fugir para o Quilombo dos Palmares, atual região de Alagoas. O Quilombo dos Palmares foi o maior das Américas, abrigando cerca de 20 mil habitantes em 11 povoados. Zumbi foi o último líder do quilombo dos Palmares e chefiou a luta de resistência contra portugueses que durou 14 anos e terminou com sua morte em 1695.
Nenhum comentário:
Postar um comentário