domingo, 14 de abril de 2019

Conselho de Classe como processo de avaliação e participação dos alunos



O Conselho de Classe é um órgão colegiado de natureza consultivo e deliberativo em assuntos didáticos pedagógicos, fundamentado no  Projeto Político Pedagógico da Escola e no seu regimento interno. O  conselho de Classe pode ser organizado em três momentos.
Pré – Conselho : levantamento de dados do processo de ensino  e disponibilização aos conselheiros (professores) para análise comparativa do desempenho dos estudantes, das observações, dos encaminhamentos didáticos-metodológicos realizados dentre outros, de forma a dar agilidade ao Conselho de Classe. É um momento diagnóstico.
Conselho de Classe: momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam a frente do diagnóstico e definem em conjunto  as proposições que favoreçam às aprendizagem dos alunos.
Pós – conselho: momento em que as ações previstas no Conselho de Classe são efetivadas.
Quando as discussões são bem conduzidas, elas favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição de ensino. Dessa maneira, possibilitam aos professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática e resgatando a dimensão coletiva do trabalho docente.


O espaço do Conselho de Classe poderia estar destinado a traçar estratégias para as intervenções pedagógicas com os estudantes, com os grupos. Poderia também se constituir em espaço para estudo e discussão acerca de questões teóricas que ajudariam na reflexão docente sobre os desafios que o cotidiano escolar nos impõe, por exemplo: a violência escolar, estudantes com necessidades especiais, construção coletiva de ações, avaliação das metas estabelecidas no plano de ação, concretização das ações junto aos estudantes e família etc.
O Conselho de Classe não deve ser mais entendido como um momento de fechamento de notas e decisões acerca da aprovação ou reprovação de alunos. Mas como também um momento de resgate da dimensão coletiva do trabalho docente e que suas decisões sejam compartilhadas.
Quando falamos em compartilhar, envolve a participação dos alunos nesse processo. É de grande importância a participação dos alunos no Conselho de Classe. No entanto, haveria o momento apropriado para sua participação tendo direito a sua fala do diagnóstico da turma. O mesmo não participaria nas decisões finais no processo pedagógico, mas sim no acompanhamento pedagógico. Mas de fato devem participar, devem ser críticos em relação ao seu aprendizado ao participar nesse processo que também é democrático.
No filme francês Entre os Muros da Escola, há um momento onde ocorre um Conselho de Classe. Seria oportuno que o grupo de professores acompanhassem esse trecho  e depois em grupo fazer reflexões sobre os acertos e desacertos da participação dos alunos no conselho de Classe.

Por: Carlos Fernando

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