O Conselho de Classe é um órgão colegiado de natureza
consultivo e deliberativo em assuntos didáticos pedagógicos, fundamentado
no Projeto Político Pedagógico da Escola
e no seu regimento interno. O conselho
de Classe pode ser organizado em três momentos.
Pré – Conselho : levantamento de dados do processo de
ensino e disponibilização aos
conselheiros (professores) para análise comparativa do desempenho dos
estudantes, das observações, dos encaminhamentos didáticos-metodológicos
realizados dentre outros, de forma a dar agilidade ao Conselho de Classe. É um
momento diagnóstico.
Conselho de Classe: momento em que todos os envolvidos no
processo se posicionam a frente do diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam às aprendizagem
dos alunos.
Pós – conselho: momento em que as ações previstas no
Conselho de Classe são efetivadas.
Quando as discussões são bem conduzidas, elas favorecem
aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de
avaliação da instituição de ensino. Dessa maneira, possibilitam aos professores
uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática
didática e resgatando a dimensão coletiva do trabalho docente.
O espaço do Conselho de Classe poderia estar destinado a
traçar estratégias para as intervenções pedagógicas com os estudantes, com os
grupos. Poderia também se constituir em espaço para estudo e discussão acerca
de questões teóricas que ajudariam na reflexão docente sobre os desafios que o
cotidiano escolar nos impõe, por exemplo: a violência escolar, estudantes com
necessidades especiais, construção coletiva de ações, avaliação das metas
estabelecidas no plano de ação, concretização das ações junto aos estudantes e família
etc.
O Conselho de Classe não deve ser mais entendido como um momento
de fechamento de notas e decisões acerca da aprovação ou reprovação de alunos. Mas
como também um momento de resgate da dimensão coletiva do trabalho docente e
que suas decisões sejam compartilhadas.
Quando falamos em compartilhar, envolve a participação dos
alunos nesse processo. É de grande importância a participação dos alunos no Conselho
de Classe. No entanto, haveria o momento apropriado para sua participação tendo
direito a sua fala do diagnóstico da turma. O mesmo não participaria nas decisões
finais no processo pedagógico, mas sim no acompanhamento pedagógico. Mas de
fato devem participar, devem ser críticos em relação ao seu aprendizado ao
participar nesse processo que também é democrático.
No filme francês Entre os Muros da Escola, há um momento onde
ocorre um Conselho de Classe. Seria oportuno que o grupo de professores
acompanhassem esse trecho e depois em
grupo fazer reflexões sobre os acertos e desacertos da participação dos alunos
no conselho de Classe.
Por: Carlos Fernando
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