segunda-feira, 20 de maio de 2019

Atualizando o Diagnóstico da Realidade de sua Escola


O diagnóstico é a compreensão entre o que se pensou como ideal e a realidade educativa da escola. A comunidade escolar deve levantar as características atuais da escola, suas limitações e possibilidades, os elementos identificadores, a imagem que se quer construir quanto ao seu papel na comunidade em que está inserida. Esse levantamento dos traços identificadores da escola constitui um diagnóstico que servirá de base para a definição dos objetivos a perseguir, do modelo de gestão a ser adotado, dos conteúdos que devem ser trabalhados, das formas de organização e funcionamento da unidade escolar e sua função social no contexto local e global.


O diagnóstico trabalha a dimensão da realidade: Que características (sociais, econômicas, culturais) tem a comunidade e a clientela a que a escola atende? Para facilitar esta etapa pode –se fazer um mini censo no bairro ou consultar o censo do município e elaborar um questionário para uso com os alunos no interior da escola ou para os pais no processo de matrícula. Como se apresenta os resultados de aprendizagem? Para isso, pode-se fazer um diagnóstico com base nos indicadores que podem ser adquiridos nos sites como https://www.qedu.org.br/; neste site pode-se encontrar dados dos diretores, professores e alunos que participaram da última Prova Brasil e que fornece informações valiosas sobre as expectativas, visões de todos sobre a Unidade Escolar.
Toda esse estudo sobre o contexto escolar, poderá ser utilizado como instrumento de avaliação dos avanços alcançados e também na construção de sua identidade, e depois contemplar os resultados no Projeto Político Pedagógico.
Danilo Gandi especialista fala dos processos de elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como da autonomia e busca de apoio da comunidade para um trabalho coletivo, bem apropriado para usar na formação pedagógica junto ao corpo docente de sua escola.

Por:Carlos Fernando


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