O diagnóstico é a
compreensão entre o que se pensou como ideal e a realidade educativa da escola.
A comunidade escolar deve levantar as características atuais da escola, suas
limitações e possibilidades, os elementos identificadores, a imagem que se quer
construir quanto ao seu papel na comunidade em que está inserida. Esse
levantamento dos traços identificadores da escola constitui um diagnóstico que
servirá de base para a definição dos objetivos a perseguir, do modelo de gestão
a ser adotado, dos conteúdos que devem ser trabalhados, das formas de
organização e funcionamento da unidade escolar e sua função social no contexto
local e global.
O diagnóstico trabalha
a dimensão da realidade: Que características (sociais, econômicas, culturais)
tem a comunidade e a clientela a que a escola atende? Para facilitar esta etapa
pode –se fazer um mini censo no bairro ou consultar o censo do município e
elaborar um questionário para uso com os alunos no interior da escola ou para
os pais no processo de matrícula. Como se apresenta os resultados de
aprendizagem? Para isso, pode-se fazer um diagnóstico com base nos indicadores
que podem ser adquiridos nos sites como https://www.qedu.org.br/;
neste site pode-se encontrar dados dos diretores, professores e alunos que
participaram da última Prova Brasil e que fornece informações valiosas sobre as
expectativas, visões de todos sobre a Unidade Escolar.
Toda esse estudo sobre
o contexto escolar, poderá ser utilizado como instrumento de avaliação dos
avanços alcançados e também na construção de sua identidade, e depois
contemplar os resultados no Projeto Político Pedagógico.
Danilo Gandi especialista
fala dos processos de elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como da
autonomia e busca de apoio da comunidade para um trabalho coletivo, bem
apropriado para usar na formação pedagógica junto ao corpo docente de sua
escola.
Por:Carlos Fernando
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