segunda-feira, 27 de maio de 2019

Formador de Formadores: Formação Continuada do Coordenador Pedagógico

O professores das escolas adquirem consistência quando os mesmos estão também preparados para cumprir seu papel como formador. O formador de formadores, precisa estudar para formar. A formação inicial deve formar bem os futuros coordenadores para que este esteja conceitualmente preparado, para às diferentes realidades que possa encontrar. E isso é tema de estudo e debates há alguns anos. Veja reportagem sobre formação continuada do coordenador pedagógico realizada pelo Salto para o Futuro. https://www.youtube.com/watch?v=QZrZaHHdaFE


Atualmente o coordenador pedagógico, em alguns casos sendo o pedagogo escolar, exerce várias funções no seu estabelecimento de trabalho e não existiu de fato uma formação profissional coerente com essa prática. Muitos saem das Universidades, sem ter uma clareza de qual realmente é a sua função, e na prática se sua atividade se torna um executor de tarefas de rotina, deixando de realizar sua função formativa.
Nesse sentido, temos a função primordial do coordenador pedagógico, na formação de formadores, ou seja, dos professores. Esta formação não deve ser realizada não somente por meio de palestras agendadas ou à distancia. O formador de formadores deve fazer sua formação de em serviço, uma boa formação é aquela realizada em serviço. Desde modo, a formação aos professores deve focar no aprendizado de experiências do seu cotidiano ao agir da  “reflexão – ação – reflexão,” e esse ciclo deve ser permanente para que o aprimoramento do professor seja contínuo.
O formador de formadores, o coordenador pedagógico, deve participar de formações regulares, a cada 15 dias ou uma vez ao mês, em encontros pedagógicos para coordenadores e também para pedagogos na função de coordenadores pedagógicos. No lócus do seu serviço, os mesmos deveriam ter 1/3 de sua jornada de trabalho destinada a sua auto- formação continuada, onde os mesmos fariam pesquisas, estudos para aperfeiçoar sua prática.
Nesse contexto, o professor coordenador pedagógico, também é um pesquisador e seu campo de pesquisa é sua prática. Cada coordenador precisa ter um domínio teórico das questões educacionais e diretrizes para não agir no imediatismo no espaço escolar, visto que o trabalho do coordenador pedagógico como formador de formadores é de intervir na formação de  humanos.
Desta forma, percebemos que o coordenador pedagógico não possui no seu espaço de formação, o chão de sua escola, o tempo para estudo e pesquisa. Para as novas diretrizes como a nova proposta da Base Nacional Curricular Comum- BNCC, que aponta para uma formação integral dos alunos, os mesmos deverão ser formadores de formadores tendo que dedicar horas, tempo de estudo, procurando lacunas na sua rede para implementar tal proposta.
Para uma boa formação em serviço, será necessário tempo para estudo e pesquisa;  auto - formação no espaço de formação, ou seja na escola; foco nas suas atividades formativas e não centradas em questões administrativas e burocráticas e valorização profissional, pois muitos são tempo integral nas escolas, sem serem lotados de forma integral, mas vivenciam a pedagogia da presença para alcançarem resultados positivos junto aos seus professores e alunos.

Por: Carlos Fernando

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