Nesse sentido, temos a função
primordial do coordenador pedagógico, na formação de formadores, ou seja, dos
professores. Esta formação não deve ser realizada não somente por meio de
palestras agendadas ou à distancia. O formador de formadores deve fazer sua
formação de em serviço, uma boa formação é aquela realizada em serviço. Desde modo,
a formação aos professores deve focar no aprendizado de experiências do seu
cotidiano ao agir da “reflexão – ação –
reflexão,” e esse ciclo deve ser permanente para que o aprimoramento do
professor seja contínuo.
O formador de formadores, o
coordenador pedagógico, deve participar de formações regulares, a cada 15 dias
ou uma vez ao mês, em encontros pedagógicos para coordenadores e também para
pedagogos na função de coordenadores pedagógicos. No lócus do seu serviço, os
mesmos deveriam ter 1/3 de sua jornada de trabalho destinada a sua auto- formação
continuada, onde os mesmos fariam pesquisas, estudos para aperfeiçoar sua
prática.
Nesse contexto, o professor coordenador
pedagógico, também é um pesquisador e seu campo de pesquisa é sua prática. Cada
coordenador precisa ter um domínio teórico das questões educacionais e
diretrizes para não agir no imediatismo no espaço escolar, visto que o trabalho
do coordenador pedagógico como formador de formadores é de intervir na formação
de humanos.
Desta forma, percebemos que o
coordenador pedagógico não possui no seu espaço de formação, o chão de sua
escola, o tempo para estudo e pesquisa. Para as novas diretrizes como a nova
proposta da Base Nacional Curricular Comum- BNCC, que aponta para uma formação
integral dos alunos, os mesmos deverão ser formadores de formadores tendo que
dedicar horas, tempo de estudo, procurando lacunas na sua rede para implementar
tal proposta.
Para uma boa formação em serviço,
será necessário tempo para estudo e pesquisa; auto - formação no espaço de formação, ou seja
na escola; foco nas suas atividades formativas e não centradas em questões
administrativas e burocráticas e valorização profissional, pois muitos são
tempo integral nas escolas, sem serem lotados de forma integral, mas vivenciam
a pedagogia da presença para alcançarem resultados positivos junto aos seus
professores e alunos.
Por: Carlos Fernando
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