terça-feira, 4 de junho de 2019

Formação de Formadores: Formação Entre Pares


A formação de professores deve ser pautada na reflexão crítica sobre as próprias experiências em interação com os colegas que compartilhem experiências semelhantes. Reconhecemos essa troca de experiências como formação entre pares. Para um bom desempenho desta prática, deve-se reconhecer o professor como um profissional.

Esse reconhecimento deve surgir dentro do contexto escolar, quando os próprios colegas se reconhecem como profissionais. Dentro de um mesmo grupo de estudos, há profissionais que há anos vivenciam tal realidade, vivencias como as mais diversificadas experiências. (MENDES, 2013)
Nesse tipo de formação, o conhecimento é construído nessa troca de saberes,  comportamentos, de frustrações, dúvidas, dificuldades, potencialidades e junto a isso o conhecimento adquirido. O conhecimento adquirido associado ao conhecimento construído, estabelece a base para o conhecimento a ser utilizado na formação continuada.
Hoje vivemos numa geração conectada, e como disse Paulo Freire “nos tornamos capazes de intervir na realidade, tarefa incomparavelmente mais complexa e geradora de novos saberes do que simplesmente  a de nos adaptar a ela” (FREIRE,1996). E esses novos saberes são também adquiridos, quando compartilhados entre pares.
As instituições de ensino tem como objetivo possibilitar as novas gerações o acesso, reflexão e construção de conhecimentos, nos possibilitando a premissa para a formação continuada de professores. No entanto, a valorização das experiências e também do saber do professor é fundamental para o processo de formação.
Meta para os próximos anos é formar para implementar a Base Nacional Comum. Em nossas escolas existem colegas profissionais de alta qualidade que podem ser valorizados e colocados como protagonistas no papel de formador de formadores. Para uma formação entre pares ser bem exitosa, a mesma deve ser realizada por alguém que faça parte desse grupo de estudos que acompanham as vivencias da realidade e do contexto escolar. (BRASIL, 2018). Alguns professores podem ser multiplicadores da BNCC, como formador de formadores, utilizando da formação entre pares compartilhando experiências e saberes tornando um ambiente formativo mais receptivo, adquirindo conhecimentos construídos e passíveis de seres atualizados. (MENDES,2013)
A Formação entre pares, é utilizada na formação contínua de professores, nos processos democráticos do conselho escolar, conselho de classe e na replicação de projetos, na medida em que os sujeitos tornam-se agentes como protagonistas dos saberes aprendidos.


Por: Carlos Fernando

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