A formação de professores deve ser pautada na
reflexão crítica sobre as próprias experiências em interação com os colegas que
compartilhem experiências semelhantes. Reconhecemos essa troca de experiências como
formação entre pares. Para um bom desempenho desta prática, deve-se reconhecer
o professor como um profissional.
Esse reconhecimento deve surgir dentro do contexto
escolar, quando os próprios colegas se reconhecem como profissionais. Dentro de
um mesmo grupo de estudos, há profissionais que há anos vivenciam tal
realidade, vivencias como as mais diversificadas experiências. (MENDES, 2013)
Nesse tipo de formação, o conhecimento é
construído nessa troca de saberes,
comportamentos, de frustrações, dúvidas, dificuldades, potencialidades e
junto a isso o conhecimento adquirido. O conhecimento adquirido associado ao
conhecimento construído, estabelece a base para o conhecimento a ser utilizado
na formação continuada.
Hoje vivemos numa geração conectada, e como disse
Paulo Freire “nos tornamos capazes de intervir na realidade, tarefa
incomparavelmente mais complexa e geradora de novos saberes do que simplesmente a de nos adaptar a ela” (FREIRE,1996). E
esses novos saberes são também adquiridos, quando compartilhados entre pares.
As instituições de ensino tem como objetivo
possibilitar as novas gerações o acesso, reflexão e construção de
conhecimentos, nos possibilitando a premissa para a formação continuada de
professores. No entanto, a valorização das experiências e também do saber do
professor é fundamental para o processo de formação.
Meta para os próximos anos é formar para
implementar a Base Nacional Comum. Em nossas escolas existem colegas
profissionais de alta qualidade que podem ser valorizados e colocados como
protagonistas no papel de formador de formadores. Para uma formação entre pares
ser bem exitosa, a mesma deve ser realizada por alguém que faça parte desse grupo de
estudos que acompanham as vivencias da realidade e do contexto escolar.
(BRASIL, 2018). Alguns professores podem ser multiplicadores da BNCC, como
formador de formadores, utilizando da formação entre pares compartilhando
experiências e saberes tornando um ambiente formativo mais receptivo,
adquirindo conhecimentos construídos e passíveis de seres atualizados.
(MENDES,2013)
A Formação entre pares, é utilizada na formação
contínua de professores, nos processos democráticos do conselho escolar,
conselho de classe e na replicação de projetos, na medida em que os sujeitos
tornam-se agentes como protagonistas dos saberes aprendidos.
Por: Carlos Fernando
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