quarta-feira, 6 de novembro de 2019

BNCC: Formação para Competência Profissional Docente


Além das Competências Gerais dispostas na BNCC, e que deverão ser desenvolvidas nos cursos para formação de professores, o licenciado também deve desenvolver competências profissionais docentes que se integram, são interdependentes e entre as quais não existe hierarquia, compondo a Base Nacional Curricular Comum para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Tais competências são compostas por três dimensões: conhecimento, prática e engajamento profissionais.


Conhecimento profissional: O conhecimento profissional pressupõe uma formação específica e permite a atuação docente autônoma. Retrata a aquisição de saberes que dão significado e sentido à prática profissional realizada em âmbito escolar.
Os conhecimentos da área, da etapa, do componente estão no âmago da competência. Os conteúdos curriculares são nucleares e imprescindíveis para  a constituição de competências. Sem conteúdos designados como recursos intelectuais, saberes ou conhecimentos não há o que possa ser mobilizado pelo sujeito para agir assertivamente numa dada situação.
Na profissão docente o conhecimento profissional não está desvinculado da prática profissional, por isso é tão importante o currículo da formação de professores focar naquilo que os futuros docentes devem saber e serem capazes de fazer.
Prática Profissional: Tão importante quanto abordar os conteúdos, é imprescindível que o “conhecimento pedagógico do conteúdo”, seja, a forma como são trabalhados em situação de aula serem vivenciados pelo licenciado. É por meio da apropriação do “conhecimento pedagógico do conteúdo” que o licenciado durante sua formação e carreira profissional promoverá de forma coerente situações de aulas com duplo foco sendo um conhecimento e outro o desenvolvimento de competências, entre elas as cognitivas e as socioemocionais, como indicadas na BNCC.
A prática docente é a associação contínua entre objeto de conhecimento e objeto de ensino: a concomitância entre aprendizagem dos conteúdos a serem ensinados (objetos de conhecimento) e a aprendizagem dos procedimentos e objetivos para selecionar, ordenar, organizar e avaliar os conteúdos para aprender (objetos de ensino) fazem parte fundamental da formação e da relação conhecimento e prática.
Engajamento Profissional: O engajamento profissional é fundamental e estruturante para o exercício da ação docente. Anteriormente, reconheceu-se o conhecimento profissional como base estruturante para o exercício da profissão e a prática profissional como atividade – inseparável do conhecimento – pela qual o professor exerce sua habilidade do fazer de seu trabalho. Entretanto, integrando essas duas dimensões, há esse domínio indispensável para a profissionalidade dos professores que é o engajamento. Trata-se de um compromisso ético do professor para com os alunos, seus pares, os gestores, a comunidade escolar e os demais atores do sistema educacional.
O engajamento profissional pressupõe o compromisso consigo (desenvolvimento pessoal e profissional), o compromisso com o outro (aprendizagem e desenvolvimento do estudante) e o compromisso com os outros (interação com colegas, atores educacionais e sociedade).

FONTE: Conselho Nacional de Educação, 2019
Por: Carlos Fernando

Um comentário:

  1. Excelente. O engajamento ao estudar, ao aprender, ao por em prática é fundamental.

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