Além das Competências Gerais
dispostas na BNCC, e que deverão ser desenvolvidas nos cursos para formação de
professores, o licenciado também deve desenvolver competências profissionais
docentes que se integram, são interdependentes e entre as quais não existe
hierarquia, compondo a Base Nacional Curricular Comum para Formação Inicial e Continuada
de Professores da Educação Básica. Tais competências são compostas por três dimensões:
conhecimento, prática e engajamento profissionais.
Conhecimento
profissional: O conhecimento profissional pressupõe uma
formação específica e permite a atuação docente autônoma. Retrata a aquisição
de saberes que dão significado e sentido à prática profissional realizada em
âmbito escolar.
Os conhecimentos da área, da
etapa, do componente estão no âmago da competência. Os conteúdos curriculares
são nucleares e imprescindíveis para a
constituição de competências. Sem conteúdos designados como recursos
intelectuais, saberes ou conhecimentos não há o que possa ser mobilizado pelo
sujeito para agir assertivamente numa dada situação.
Na profissão docente o
conhecimento profissional não está desvinculado da prática profissional, por
isso é tão importante o currículo da formação de professores focar naquilo que
os futuros docentes devem saber e serem capazes de fazer.
Prática
Profissional: Tão importante quanto abordar os conteúdos,
é imprescindível que o “conhecimento pedagógico do conteúdo”, seja, a forma
como são trabalhados em situação de aula serem vivenciados pelo licenciado. É por
meio da apropriação do “conhecimento pedagógico do conteúdo” que o licenciado
durante sua formação e carreira profissional promoverá de forma coerente
situações de aulas com duplo foco sendo um conhecimento e outro o desenvolvimento
de competências, entre elas as cognitivas e as socioemocionais, como indicadas
na BNCC.
A prática docente é a
associação contínua entre objeto de conhecimento e objeto de ensino: a
concomitância entre aprendizagem dos conteúdos a serem ensinados (objetos de
conhecimento) e a aprendizagem dos procedimentos e objetivos para selecionar,
ordenar, organizar e avaliar os conteúdos para aprender (objetos de ensino)
fazem parte fundamental da formação e da relação conhecimento e prática.
Engajamento
Profissional: O engajamento profissional é fundamental e
estruturante para o exercício da ação docente. Anteriormente, reconheceu-se o
conhecimento profissional como base estruturante para o exercício da profissão
e a prática profissional como atividade – inseparável do conhecimento – pela qual
o professor exerce sua habilidade do fazer de seu trabalho. Entretanto,
integrando essas duas dimensões, há esse domínio indispensável para a
profissionalidade dos professores que é o engajamento. Trata-se de um
compromisso ético do professor para com os alunos, seus pares, os gestores, a
comunidade escolar e os demais atores do sistema educacional.
O engajamento profissional pressupõe
o compromisso consigo (desenvolvimento pessoal e profissional), o compromisso
com o outro (aprendizagem e desenvolvimento do estudante) e o compromisso com
os outros (interação com colegas, atores educacionais e sociedade).
FONTE: Conselho Nacional de
Educação, 2019
Por: Carlos Fernando
Excelente. O engajamento ao estudar, ao aprender, ao por em prática é fundamental.
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