terça-feira, 17 de março de 2020

Just – in – Time Teaching (Estudo sob Medida)


O método Just – in – Time Teaching tem como premissa permitir ao professor planejar suas aulas tendo como parâmetro, os conhecimentos e dificuldades dos discentes,  alvo do processo de aprendizagem. Todo professor deseja que seus alunos venham preparados para a aula, ou seja, com algum nível de conhecimento sobre o tema da aula. E via de regra depende de ter lido a lição de casa, já que a grande maioria não possui vivência de problemas práticos profissionais ou pessoais que os tenha confrontados com os conceitos. A  estratégia JiTT utiliza a internet para promover esse objetivo. Os alunos são obrigados a fazer uma lição de casa, uma atividade de primeiro contato com o tema, por meio de leituras disponibilizadas na internet, de forma que o professor terá um feedback informando se eles realmente leram o material antes da aula em que o tema será discutido e inclusive o nível de compreensão alcançado.
O professor recebe essas respostas antes de preparar a aula, e pode, portanto, adaptar a aula ao conhecimento demonstrado pelos estudantes na lição de casa feita via internet.
Essa é uma sugestão interessante por que permite ao professor inserir no contexto da sala de aula saberes preexistentes de domínio de turma, à medida que se dedicam a previamente descobrir o que os estudantes já sabem antes de decidir o que precisa ser trabalhado em aula. Desta forma, a tendência natural é uma aula mais cativante e motivadora por que o aluno não será acometido da sensação de que aquela aula não lhe acrescentará conteúdo ou que sabe mais que o professor, que ignorando a base de conhecimento de seu público nivelou o patamar de conhecimento da sua aula muito aquém do padrão médio de conhecimentos da turma para aquele dado tema. A internet é uma ferramenta perfeita para a entrega de material para os alunos fora da sala de aula e a JiTT é uma grande aplicação dessa ferramenta.
A aplicação desse método pode ser sintetizado nas seguintes etapas:
I – Exercício de aquecimento: consiste numa tarefa de leitura prévia à aula. O professor indica artigos curtos ou capítulos de livros, disponível em meio físico ou virtual, e após leitura, os alunos respondem ao questionário eletrônico com questões conceituais. As respostas devem chegar ao professor de forma que este tenha tempo suficiente para considerar o resultado das respostas na preparação de suas aulas.
II – Discussão em sala de aula sobre a tarefa de leitura: As questões resolvidas e os questionamentos respondidos pelos alunos, depois da leitura dos textos sugeridos pelo professor como tarefa de leitura, geram um banco de dados que será analisado pelo professor no momento de preparação da aula temática, de forma que possa focar os pontos em que será analisado pelo professor no momento da preparação da aula temática, de forma que possa focar os pontos em que se percebe maior dificuldade de compreensão, assimilação e aplicação do conceito teórico pelos alunos.
III – Atividade pós – tarefa de leitura e discussão em sala de aula.
Após cumprimento das leituras prévias e discussão em sala de aula, os alunos, preferencialmente em grupos, são instados a resolverem mais uma bateria de questões ou uma questão problema que demande simultaneamente o domínio dos vários conceitos trabalhados naquele capítulo de aprendizagem.
FONTE: METODOLOGIAS ATIVAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONTEMPORANEIDADE (2019)

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