O método Just – in – Time Teaching
tem como premissa permitir ao professor planejar suas aulas tendo como
parâmetro, os conhecimentos e dificuldades dos discentes, alvo do processo de aprendizagem. Todo professor
deseja que seus alunos venham preparados para a aula, ou seja, com algum nível
de conhecimento sobre o tema da aula. E via de regra depende de ter lido a
lição de casa, já que a grande maioria não possui vivência de problemas
práticos profissionais ou pessoais que os tenha confrontados com os conceitos. A
estratégia JiTT utiliza a internet para
promover esse objetivo. Os alunos são obrigados a fazer uma lição de casa, uma
atividade de primeiro contato com o tema, por meio de leituras disponibilizadas
na internet, de forma que o professor terá um feedback informando se eles
realmente leram o material antes da aula em que o tema será discutido e
inclusive o nível de compreensão alcançado.
O professor recebe essas
respostas antes de preparar a aula, e pode, portanto, adaptar a aula ao
conhecimento demonstrado pelos estudantes na lição de casa feita via internet.
Essa é uma sugestão
interessante por que permite ao professor inserir no contexto da sala de aula
saberes preexistentes de domínio de turma, à medida que se dedicam a
previamente descobrir o que os estudantes já sabem antes de decidir o que
precisa ser trabalhado em aula. Desta forma, a tendência natural é uma aula
mais cativante e motivadora por que o aluno não será acometido da sensação de
que aquela aula não lhe acrescentará conteúdo ou que sabe mais que o professor,
que ignorando a base de conhecimento de seu público nivelou o patamar de
conhecimento da sua aula muito aquém do padrão médio de conhecimentos da turma
para aquele dado tema. A internet é uma ferramenta perfeita para a entrega de
material para os alunos fora da sala de aula e a JiTT é uma grande aplicação
dessa ferramenta.
A aplicação desse método
pode ser sintetizado nas seguintes etapas:
I – Exercício de
aquecimento: consiste numa tarefa de leitura prévia à aula. O professor indica
artigos curtos ou capítulos de livros, disponível em meio físico ou virtual, e
após leitura, os alunos respondem ao questionário eletrônico com questões
conceituais. As respostas devem chegar ao professor de forma que este tenha
tempo suficiente para considerar o resultado das respostas na preparação de
suas aulas.
II – Discussão em sala de
aula sobre a tarefa de leitura: As questões resolvidas e os questionamentos
respondidos pelos alunos, depois da leitura dos textos sugeridos pelo professor
como tarefa de leitura, geram um banco de dados que será analisado pelo
professor no momento de preparação da aula temática, de forma que possa focar
os pontos em que será analisado pelo professor no momento da preparação da aula
temática, de forma que possa focar os pontos em que se percebe maior
dificuldade de compreensão, assimilação e aplicação do conceito teórico pelos
alunos.
III – Atividade pós – tarefa
de leitura e discussão em sala de aula.
Após cumprimento das
leituras prévias e discussão em sala de aula, os alunos, preferencialmente em
grupos, são instados a resolverem mais uma bateria de questões ou uma questão
problema que demande simultaneamente o domínio dos vários conceitos trabalhados
naquele capítulo de aprendizagem.
FONTE: METODOLOGIAS ATIVAS:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONTEMPORANEIDADE (2019)
Nenhum comentário:
Postar um comentário