Quando a informação é
apresentada em duas modalidades sensoriais – visual e auditiva – em vez de uma,
são ativados dois sistemas de processamento e a capacidade de memória de
trabalho é estendida. Alguns autores propõem
a existência de outro sistema de processamento
de informação além do sensorial. Esse sistema diz respeito ao modo de
apresentação da informação e leva em conta aspectos não verbais, como imagens,
vídeos, animações, sons de fundo, e verbais, incluindo palavras escritas ou
faladas. A combinação de uma imagem com designação verbal é mais facilmente
lembrada do que a apresentação dessa mesma imagem duas vezes ou a repetição
dessa designação verbal várias vezes de forma isolada.
Os sistemas verbais e
não verbais funcionam de forma independente, mas vivências apropriadas produzem conexões entre os dois. Desse
modo, compreende-se que assuntos armazenados nos dois sistemas são mais
facilmente recuperados da memória do que aqueles armazenados em um único
sistema.
Principio
da multimídia
O aprendizado eletrônico
deve incluir tanto textos quanto gráficos, e não apenas um desses dois tipos de
informação. Isso se deve ao fato de que os alunos aprendem mais ou melhor
quando textos (escritos e falados) e imagens (ilustrações estáticas, como
desenhos, gráficos, mapas e fotos ou gráficos dinâmicos, como animações e
vídeos) são combinados, em vez de apresentados separadamente.
Principio
da proximidade espacial
Os alunos aprendem mais
ou melhor quando textos e gráficos são apresentados de modo integrado, ou seja,
quando os textos estão posicionados próximos às imagens a que se referem,
poupando aos escassos recursos cognitivos a tarefa de reuni-los. O aprendizado
também é alavancado quando os hiperlinks abrem janelas que não cobrem a tela
original, as orientações de atividades são posicionadas na mesma tela de
realização das atividades e o feedback é exibido na mesma tela na qual o aluno
realizou uma prática ou respondeu a questão.
Principio
da coerência
Descrições textuais
detalhadas, histórias que não dizem respeito aos objetivos de aprendizagem, música de fundo e sons
incidentais podem sobrecarregar a memória de trabalho. Isso quer dizer que os
alunos aprendem mais ou melhor quando textos, imagens ou sons não relevantes ao
assunto são excluídos, evitando distrações que dividem o limitado potencial de
atenção com os recursos que realmente contribuem para o significado da unidade
de aprendizagem.
Principio
da modalidade
Como a memória de
trabalho tem um subsistema separado para áudio, sua capacidade é usada mais
efetivamente quando se utiliza narração em vez de texto escrito, acompanhando
informação não verbal. Isso significa que os alunos aprendem mais e melhor
quando gráficos ou animações são acompanhados por áudios, em vez de por texto
escrito, reduzindo a demanda por processamento visual simultâneo.
Principio
da redundância
Quando duas fontes de
informação como uma figura e um texto ou um texto escrito e sua narração em
áudio podem ser entendidas separadamente, elas não devem ser apresentadas
juntas, uma vez que isso sobrecarrega a memória de trabalho, que tem capacidade
limitada.
Principio da prática
O aprendizado eletrônico
deve propor atividades práticos que requeiram dos alunos processar informações
em contextos autênticos, em vez de simplesmente
reconhecer ou recuperar
informações previamente fornecidas. Isso se deve ao fato de que, tendo em mente
os contextos de transferência da aprendizagem, os alunos são desafiados a
integrar os conhecimentos aprendidos, da mesma maneira que fariam ao recuperá-los
em situação de transferência.
FONTE: Filatro, Andrea.
2012
Por: Carlos Fernando
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