sábado, 18 de abril de 2020

Princípios para uso de multimídia no aprendizado eletrônico


Quando a informação é apresentada em duas modalidades sensoriais – visual e auditiva – em vez de uma, são ativados dois sistemas de processamento e a capacidade de memória de trabalho é estendida.  Alguns autores propõem a existência de outro sistema de processamento  de informação além do sensorial. Esse sistema diz respeito ao modo de apresentação da informação e leva em conta aspectos não verbais, como imagens, vídeos, animações, sons de fundo, e verbais, incluindo palavras escritas ou faladas. A combinação de uma imagem com designação verbal é mais facilmente lembrada do que a apresentação dessa mesma imagem duas vezes ou a repetição dessa designação verbal várias vezes de forma isolada.
Os sistemas verbais e não verbais funcionam de forma independente, mas vivências  apropriadas produzem conexões entre os dois. Desse modo, compreende-se que assuntos armazenados nos dois sistemas são mais facilmente recuperados da memória do que aqueles armazenados em um único sistema.


Principio da multimídia
O aprendizado eletrônico deve incluir tanto textos quanto gráficos, e não apenas um desses dois tipos de informação. Isso se deve ao fato de que os alunos aprendem mais ou melhor quando textos (escritos e falados) e imagens (ilustrações estáticas, como desenhos, gráficos, mapas e fotos ou gráficos dinâmicos, como animações e vídeos) são combinados, em vez de apresentados separadamente.
Principio da proximidade espacial
Os alunos aprendem mais ou melhor quando textos e gráficos são apresentados de modo integrado, ou seja, quando os textos estão posicionados próximos às imagens a que se referem, poupando aos escassos recursos cognitivos a tarefa de reuni-los. O aprendizado também é alavancado quando os hiperlinks abrem janelas que não cobrem a tela original, as orientações de atividades são posicionadas na mesma tela de realização das atividades e o feedback é exibido na mesma tela na qual o aluno realizou uma prática ou respondeu a questão.
Principio da coerência
Descrições textuais detalhadas, histórias que não dizem respeito aos objetivos  de aprendizagem, música de fundo e sons incidentais podem sobrecarregar a memória de trabalho. Isso quer dizer que os alunos aprendem mais ou melhor quando textos, imagens ou sons não relevantes ao assunto são excluídos, evitando distrações que dividem o limitado potencial de atenção com os recursos que realmente contribuem para o significado da unidade de aprendizagem.
Principio da modalidade
Como a memória de trabalho tem um subsistema separado para áudio, sua capacidade é usada mais efetivamente quando se utiliza narração em vez de texto escrito, acompanhando informação não verbal. Isso significa que os alunos aprendem mais e melhor quando gráficos ou animações são acompanhados por áudios, em vez de por texto escrito, reduzindo a demanda por processamento visual simultâneo.
Principio da redundância
Quando duas fontes de informação como uma figura e um texto ou um texto escrito e sua narração em áudio podem ser entendidas separadamente, elas não devem ser apresentadas juntas, uma vez que isso sobrecarrega a memória de trabalho, que tem capacidade limitada.
Principio da prática
O aprendizado eletrônico deve propor atividades práticos que requeiram dos alunos processar informações em contextos autênticos, em vez de simplesmente  reconhecer  ou recuperar informações previamente fornecidas. Isso se deve ao fato de que, tendo em mente os contextos  de transferência  da aprendizagem, os alunos são desafiados a integrar os conhecimentos aprendidos, da mesma maneira que fariam ao recuperá-los em situação de transferência.
FONTE: Filatro, Andrea. 2012

Por: Carlos Fernando


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