quarta-feira, 27 de maio de 2020

BNCC NA ESCOLA: Orientações para formação continuada e revisão do Projeto Pedagógico.


O papel dos gestores é fundamental nesse processo. O coordenador pedagógico tem um papel central no acompanhamento das aprendizagens e no desenvolvimento dos estudantes de forma alinhada ao novo currículo, além de planejar e realizar formações, apoiar a prática e o desenvolvimento profissional da equipe docente. O diretor escolar como liderança pedagógica da escola apoia os espaços de formação continuada e acompanha a aprendizagem dos alunos, planejando e implementando ações para melhorá-la à luz do novo currículo.


A revisão dos projetos pedagógicos (PP) é uma etapa fundamental para a implementação dos novos currículos nas escolas. Entenda por que e confira algumas sugestões.
A revisão do PP a luz dos novos currículos: fortalece a identidade da escola, define os objetivos para aprendizagem dos alunos, promove a apropriação dos novos currículos da Base Nacional Curricular, apoia a formação docente.
A estrutura do Projeto Pedagógico:

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E CARACTERIZAÇÃO: Fortalece a identidade da escola e promove uma reflexão sobre as suas particularidades.

DIAGNÓSTICO DE INDICADORES EDUCACIONAIS: Identifica na escola quais seus pontos fortes, as dificuldades dos alunos e professores e as prioridades de atuação.

MISSÃO, VISÃO E PRINCÍPIOS: Promove engajamento em torno de uma visão e objetivos comuns e fortalece a gestão democrática e participativa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, PRÁTICA E BASES LEGAIS: Mostra uma compreensão de que o PP é um documento embasado e respaldado pelo novo currículo, por diretrizes locais, estaduais e nacionais, além de discutir práticas e materiais pedagógicos de referência para a escola.

PLANO DE AÇÃO: Estabelece o caminho para a realização do desejo escolar construído coletivamente, com um planejamento claro que oriente a atuação de toda a comunidade escolar, olhando para o que já foi construído nos pontos anteriores.

Formação Continuada na Escola

Como construir uma formação continuada de qualidade:

PREMISSAS DE QUALIDADE: Há cinco premissas indicadas pela literatura para construir um processo formativo eficaz: métodos ativos de aprendizagens; foco no conhecimento pedagógico e sua relação com o conteúdo ensinado; participação coletiva (trabalho colaborativo); duração prolongada; coerência.

PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: É importante construir um plano de formação com sequenciamento coerente de conteúdos, alinhado ao novo currículo e construído a partir do diagnóstico das necessidades formativas dos alunos, professores e do ambiente escolar.

PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES: É importante que o plano seja construído de forma conjunta e que os professores se sintam sujeitos ativos de seu processo de formação.

O QUE CONSIDERAR NO PROCESSO: Ter um diagnóstico com uso de dados e evidências, em seguida, definir objetivos, conteúdos, estratégias e métodos formativos e, com base nisso, estabelecer formas de monitoramento e avaliação.

COMUNIDADE DE PRÁTICA PROFISSIONAL: É importante construir uma comunidade com docentes em que eles estejam confortáveis para compartilhar experiências desafiadoras, expor suas ideias e contribuir com críticas construtivas e sugestões para aprimorar as práticas dos colegas, olhando para a sala de aula.

VEJA O GUIA COMPLETO AQUI. http://bit.ly/guiagestorescolar


FONTE: MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM

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