O papel dos gestores é fundamental nesse processo. O
coordenador pedagógico tem um papel central no acompanhamento das aprendizagens
e no desenvolvimento dos estudantes de forma alinhada ao novo currículo, além
de planejar e realizar formações, apoiar a prática e o desenvolvimento
profissional da equipe docente. O diretor escolar como liderança pedagógica da
escola apoia os espaços de formação continuada e acompanha a aprendizagem dos
alunos, planejando e implementando ações para melhorá-la à luz do novo
currículo.
A revisão dos projetos pedagógicos (PP) é uma etapa
fundamental para a implementação dos novos currículos nas escolas. Entenda por
que e confira algumas sugestões.
A revisão do PP a luz dos novos currículos: fortalece a
identidade da escola, define os objetivos para aprendizagem dos alunos, promove
a apropriação dos novos currículos da Base Nacional Curricular, apoia a
formação docente.
A estrutura do Projeto Pedagógico:
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E CARACTERIZAÇÃO: Fortalece a
identidade da escola e promove uma reflexão sobre as suas particularidades.
DIAGNÓSTICO DE INDICADORES EDUCACIONAIS: Identifica na
escola quais seus pontos fortes, as dificuldades dos alunos e professores e as
prioridades de atuação.
MISSÃO, VISÃO E PRINCÍPIOS: Promove engajamento em torno de
uma visão e objetivos comuns e fortalece a gestão democrática e participativa.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, PRÁTICA E BASES LEGAIS: Mostra uma
compreensão de que o PP é um documento embasado e respaldado pelo novo
currículo, por diretrizes locais, estaduais e nacionais, além de discutir
práticas e materiais pedagógicos de referência para a escola.
PLANO DE AÇÃO: Estabelece o caminho para a realização do
desejo escolar construído coletivamente, com um planejamento claro que oriente
a atuação de toda a comunidade escolar, olhando para o que já foi construído
nos pontos anteriores.
Formação Continuada na Escola
Como construir uma formação
continuada de qualidade:
PREMISSAS DE
QUALIDADE: Há cinco premissas indicadas pela literatura para construir um
processo formativo eficaz: métodos ativos de aprendizagens; foco no
conhecimento pedagógico e sua relação com o conteúdo ensinado; participação
coletiva (trabalho colaborativo); duração prolongada; coerência.
PLANO DE
FORMAÇÃO CONTINUADA: É importante construir um plano de formação com
sequenciamento coerente de conteúdos, alinhado ao novo currículo e construído a
partir do diagnóstico das necessidades formativas dos alunos, professores e do
ambiente escolar.
PARTICIPAÇÃO
DOS PROFESSORES: É importante que o plano seja construído de forma conjunta e
que os professores se sintam sujeitos ativos de seu processo de formação.
O QUE
CONSIDERAR NO PROCESSO: Ter um diagnóstico com uso de dados e evidências, em
seguida, definir objetivos, conteúdos, estratégias e métodos formativos e, com
base nisso, estabelecer formas de monitoramento e avaliação.
COMUNIDADE
DE PRÁTICA PROFISSIONAL: É importante construir uma comunidade com docentes em
que eles estejam confortáveis para compartilhar experiências desafiadoras,
expor suas ideias e contribuir com críticas construtivas e sugestões para
aprimorar as práticas dos colegas, olhando para a sala de aula.
FONTE:
MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM
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