As metodologias
são entendidas como práticas pedagógicas alternativas ao ensino tradicional. Em
vez do ensino baseado na transmissão de informações, na metodologia ativa, o
aluno assume postura mais participativa, onde resolve problemas, desenvolve projetos,
de modo que cria oportunidades para a construção de conhecimentos. Várias
estratégias tem sido utilizadas, como por exemplo a sala de aula invertida.
Em proposta
de sala de aula invertida surge em um momento de grandes oportunidades do ponto
de vista educacional, principalmente com as tecnologias de comunicação e
informação e o fato de elas estarem adentrando a sala de aula. Na sala de aula
invertida, o conteúdo e as instruções recebidas são estudadas on – line, antes
de o aluno frequentar a aula, usando as Tics, mas especificamente os ambientes
virtuais de aprendizagem. A sala de aula tornou-se o lugar de trabalhar os
conteúdos já estudados, realizando atividades práticas como resolução de
problemas e projetos, discussão em grupo e laboratórios. Devido ao fato das
atividades que os alunos realizam on- line poderem ser registradas no ambiente
virtual de aprendizagem cria oportunidades para o professor fazer um diagnóstico
preciso do que o aprendiz foi capaz de realizar.
Na sala
de aula invertida o aluno estuda previamente, e a aula torna-se o lugar de
aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas. O professor
trabalha as dificuldades dos alunos em vez de fazer apresentações sobre o
conteúdo da disciplina. Antes da aula o professor verifica questões mais problemáticos,
que devem ser trabalhadas em sala de aula.
É importante
para o professor pensar nas Tics, pois as mesmas oferecem outros recursos as
serem explorados pedagogicamente, como animações ou mesmo uso do laboratório
virtual, que o aluno pode acessar e complementar com leituras e vídeos.
Para
que o professor saiba o que o aluno aprendeu do estudo realizado on – line, praticamente
todas as propostas de sala de aula invertida sugerem que o estudante realize testes autocorrigidos,
elaborados na própria plataforma on- line, de modo que possa avaliar a
aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário