segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Metodologias Ativas: Sala de aula invertida

 

As metodologias são entendidas como práticas pedagógicas alternativas ao ensino tradicional. Em vez do ensino baseado na transmissão de informações, na metodologia ativa, o aluno assume postura mais participativa, onde resolve problemas, desenvolve projetos, de modo que cria oportunidades para a construção de conhecimentos. Várias estratégias tem sido utilizadas, como por exemplo a sala de aula invertida.

Em proposta de sala de aula invertida surge em um momento de grandes oportunidades do ponto de vista educacional, principalmente com as tecnologias de comunicação e informação e o fato de elas estarem adentrando a sala de aula. Na sala de aula invertida, o conteúdo e as instruções recebidas são estudadas on – line, antes de o aluno frequentar a aula, usando as Tics, mas especificamente os ambientes virtuais de aprendizagem. A sala de aula tornou-se o lugar de trabalhar os conteúdos já estudados, realizando atividades práticas como resolução de problemas e projetos, discussão em grupo e laboratórios. Devido ao fato das atividades que os alunos realizam on- line poderem ser registradas no ambiente virtual de aprendizagem cria oportunidades para o professor fazer um diagnóstico preciso do que o aprendiz foi capaz de realizar.

Na sala de aula invertida o aluno estuda previamente, e a aula torna-se o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas. O professor trabalha as dificuldades dos alunos em vez de fazer apresentações sobre o conteúdo da disciplina. Antes da aula o professor verifica questões mais problemáticos, que devem ser trabalhadas em sala de aula.

É importante para o professor pensar nas Tics, pois as mesmas oferecem outros recursos as serem explorados pedagogicamente, como animações ou mesmo uso do laboratório virtual, que o aluno pode acessar e complementar com leituras e vídeos.

Para que o professor saiba o que o aluno aprendeu do estudo realizado on – line, praticamente todas as propostas de sala de aula invertida sugerem que o  estudante realize testes autocorrigidos, elaborados na própria plataforma on- line, de modo que possa avaliar a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário