A escuta ativa tornou-se uma tática muito importante no que diz respeito ao estabelecimento de um diálogo eficiente entre interlocutor e ouvinte. A ferramenta consiste em uma pessoa transmitindo a mensagem e outra ouvindo, compreendendo e interpretando com atenção as informações fornecidas, seja de forma verbal ou não verbal.
É importante evidenciar que praticar
a escuta ativa não quer dizer que o ouvinte deve receber inúmeras informações
passivamente, mas sim, que ele deve demonstrar interesse genuíno pela fala do
interlocutor e assim, estabelecer um vínculo com o mesmo.
No ambiente corporativo, são inúmeras
as situações em que a escuta ativa pode ser implementada: em uma reunião, ao
ouvir um feedback, em uma instrução para a execução de uma tarefa, entre outras
ocasiões. Tais momentos são oportunidades para escutar e adquirir informações.
Para o gestor, é uma oportunidade
para melhorar o relacionamento e o desempenho da sua equipe, esclarecer
dúvidas, além de minimizar conflitos. Para desenvolver um interesse genuíno no
que o outro tem a dizer, é preciso trabalhar a empatia. Nesse sentido, a escuta
ativa ajuda a incluir pensamentos empáticos e a habilidade de se colocar no
lugar do outro. Aprender a ouvir o outro sem deixar que questões pessoais
interfiram e colocando-se na perspectiva do interlocutor é, sem dúvida, uma das
formas mais eficientes de praticar empatia.
veja mais no vídeo.
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