terça-feira, 18 de maio de 2021

Gestão Escolar: garantindo as aprendizagens com equidade

Um dos grandes problemas de nosso país é a desigualdade social, e para combater esse problema devem ser discutidas os fatores de sua causa e também conceitos  que contribuem para esse enfrentamento. É digno de nota que a educação é uma das ciências que entram em discussão.

Precisamos compreender os fatores de vulnerabilidade, é importante destacar que as vulnerabilidades presentes podem fazer parte de marcações estruturais e históricas que dizem respeito a processos de exclusão relacionadas a raça/etnia, gênero/orientação sexual e condição social.

Deve-se olhar para cada um, analisando suas diferenças étnico-racial e social, circunstancias e trajetórias. Além disso, considerar a heterogeneidade territorial. De modo, que é fundamental realizar diferenciações para que não se perca de vista que cada pessoa tem nome, história, limites e potencias implicados nos desafios e resultados de aprendizagens adquiridos. Isso implica em conhecer o adolescente e suas circunstâncias, além de seu contexto histórico-social com o intuito de garantir seu direito ao desenvolvimento integral.

Portanto, ter equidade significa considerar cada pessoa, não perdendo de vista o que a torna vulnerável, mapeando quais são esses alunos e buscando estratégias que possibilitem vencer as possíveis desigualdades encontradas.

veja mais no vídeo.



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