Um dos grandes problemas de nosso país é a desigualdade social, e para combater esse problema devem ser discutidas os fatores de sua causa e também conceitos que contribuem para esse enfrentamento. É digno de nota que a educação é uma das ciências que entram em discussão.
Precisamos compreender os fatores de vulnerabilidade, é importante destacar que as vulnerabilidades presentes podem fazer parte de marcações estruturais e históricas que dizem respeito a processos de exclusão relacionadas a raça/etnia, gênero/orientação sexual e condição social.
Deve-se
olhar para cada um, analisando suas diferenças étnico-racial e social,
circunstancias e trajetórias. Além disso, considerar a heterogeneidade
territorial. De modo, que é fundamental realizar diferenciações para que não se
perca de vista que cada pessoa tem nome, história, limites e potencias
implicados nos desafios e resultados de aprendizagens adquiridos. Isso implica
em conhecer o adolescente e suas circunstâncias, além de seu contexto
histórico-social com o intuito de garantir seu direito ao desenvolvimento
integral.
Portanto,
ter equidade significa considerar cada pessoa, não perdendo de vista o que a
torna vulnerável, mapeando quais são esses alunos e buscando estratégias que
possibilitem vencer as possíveis desigualdades encontradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário