terça-feira, 16 de maio de 2023

Combate ao Bullying na Unidade Escolar Edson da Paz Cunha

 Apesar de o nome ter sido popularizado nas últimas décadas, o bullying não é algo novo no mundo. Como bem cita a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em sua cartilha sobre o tema, o bullying já foi relatado há mais de 150 anos na obra Oliver Twist, de Charles Dickens.

Situações que expõe a criança ou o adolescente ao constrangimento, agressões intencionais físicas ou verbais, para intimidar, difamar, debochar, ameaçar, danificar pertences ou excluir de atividades e conversas podem provocar dor, angústia e problemas de saúde e comportamentos. Já o cyberbullying se caracteriza por ações na internet para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com intuito de constranger.

A prática do bullying, muitas  vezes, é evidente na fase pré – escolar, tem seu pico no ensino médio e diminui ao final desse mesmo período. Em 2015 foi aprovada a Lei 13.185, que institui o programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) no âmbito educacional. Ainda assim, é fundamental a participação ativa dos pais ou responsáveis na vida da criança e do adolescente, assim como o diálogo em torno dos riscos e consequências do bullying, afim de minimizar a prática.

No dia 16 de maio de 2023, foi realizada uma palestra sobre o tema, e a ação foi liderada pelo professor Wanney Pinheiro que já vinha trabalhando o assunto em suas atividades, com colaboração da Direção e Coordenação e contou com a palestrante Marize Silva, especialista em direito penal e processo penal que abordou a temática e tirou dúvidas dos alunos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário