sábado, 13 de maio de 2023

Oratória – O aparelho respiratório

 O aparelho respiratório tem uma relação direta com a voz. Quando não é bem utilizado, compromete o bom desempenho do orador. Vejamos alguns conselhos úteis:

- Relaxar: Utilize-se de regras e exercícios de relaxamento.

- Ler sem pressa: Se vai ler seu discurso, nunca demonstre pressa ao ler ou falar alguma coisa. Isto demonstra falta de interesse pela matéria e também pelo ouvinte. Não confundir pressa com entusiasmo ou ritmo, pois são coisas completamente opostas.

- Não ler até que acabe o ar expirado: Procure se abastecer de ar no momento certo da frase, para que você não perca o fôlego durante a locução. Isto causa “no ar” uma sensação de nervosismo e insegurança. Procure sempre finalizar a frase com reservas de ar.

- Não inspirar por períodos curtos: a inspiração por períodos  curtos faz com que a locução fique entrecortada quando lida. Procure definir os pontos exatos onde também ocorre a inspiração.

- Não ler automaticamente decodificando apenas a mensagem, mas sim procurar captar o sentido do texto: O locutor/orador precisa saber o que está lendo ou falando ao ouvinte. Deve preparar a leitura do texto de forma a assimilá-lo completamente, para que possa interpretá-lo corretamente.

- Observe atentamente o início de suas frases: Ele deve ser inflexionado para chamar a atenção do ouvinte.

- Não exagere a inspiração a ponto de não poder dosar a quantidade necessária para uma fonação tranquila: Quando se inspira demasiadamente o ar antes de falar, aumenta a pressão do mesmo dentro dos pulmões e a tendência  desta, provocada pelo excesso de ar dentro dos pulmões, é pressionar todo o aparelho fonador, fazendo com que haja alterações na voz. Além de causar demasiadas liberações de ar durante a locução, provoca os chamados “pufs” com deslocamento de ar e consequentemente inevitável saturação de sinais junto ao microfone.

 

Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário