segunda-feira, 8 de maio de 2023

Leitura Dinâmica – Vocalização e Subvocalização

 

Muitos hábitos arraigados ocorrem devido a costumes adquiridos na infância como vocalização e subvocalização. A vocalização é um hábito negativo no processo de leitura, quando o mesmo pronuncia o que lê. Esta prática tem origem no ensino tradicional quando o estudante cria um condicionamento entre os movimentos oculares ao visualizar os símbolos gráficos e a necessidade de pronunciar as palavras.

Muitos mestres educadores da educação fundamental, com uma ideia até elogiável de ajudar os alunos a pronunciar corretamente os vocábulos, ensinam as crianças a ler em voz alta. O que acontece é que logo após este passo, muitas delas evitam pronunciar sons enquanto lê, mas continua vocalizando ou subvocalizando, criando um empecilho na aquisição de adequadas formas de leitura.

É como dirigir um carro com o freio de mão puxado, ou seja, quando vocalizamos uma leitura. Que significa a repetição oral daquilo que está lendo. Isto dificulta o processo de velocidade de leitura, visto que temos uma capacidade de reter informações de até 100 palavras por minuto. No entanto, quando ocorre a vocalização impedimos nosso cérebro de processar essa informação.

Para eliminar esse vício é necessário um  esforço da parte de quem tem esse problema. Desta forma ao ler, não irá mais concentrar seus olhos em partes específicas de algumas palavras, mas grupos de palavras. A princípio vai ser dificultoso até que seu cérebro se acostume a reter informações com velocidade e grupos de palavras.

Preste atenção se ao ler, movimenta os lábios ou as cordas vocais durante a leitura. Um bom exercício para eliminar a vocalização é colocar um obstáculo na boca, por exemplo, um lápis, e continuar neste treinamento,  vai ser um esforço continuado para alterar o padrão de movimento labial.

A subvocalização  produz um efeito semelhante ao da vocalização, o retardamento da leitura. O diferencial neste caso é que não apresenta um movimento labial. No entanto, uma voz lá no intimo, que fica repetindo ou acompanhando mentalmente a sua leitura. Este fator externo, bem como outros atrapalha no processo de retenção da leitura, dificultando o ritmo e a velocidade na leitura.

Exercícios que proporcionem velocidade de raciocínio são recomendados para eliminar tal hábito, onde irá atentar para grupos de palavras com a compreensão requerida em determinada leitura.

 

Por: Carlos Fernando

 

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