Muitos hábitos arraigados ocorrem devido a costumes
adquiridos na infância como vocalização e subvocalização. A vocalização é um
hábito negativo no processo de leitura, quando o mesmo pronuncia o que lê. Esta
prática tem origem no ensino tradicional quando o estudante cria um
condicionamento entre os movimentos oculares ao visualizar os símbolos gráficos
e a necessidade de pronunciar as palavras.
Muitos mestres educadores da educação fundamental, com uma ideia
até elogiável de ajudar os alunos a pronunciar corretamente os vocábulos,
ensinam as crianças a ler em voz alta. O que acontece é que logo após este
passo, muitas delas evitam pronunciar sons enquanto lê, mas continua
vocalizando ou subvocalizando, criando um empecilho na aquisição de adequadas
formas de leitura.
É como dirigir um carro com o freio de mão puxado, ou seja,
quando vocalizamos uma leitura. Que significa a repetição oral daquilo que está
lendo. Isto dificulta o processo de velocidade de leitura, visto que temos uma
capacidade de reter informações de até 100 palavras por minuto. No entanto,
quando ocorre a vocalização impedimos nosso cérebro de processar essa
informação.
Para eliminar esse vício é necessário um esforço da parte de quem tem esse problema.
Desta forma ao ler, não irá mais concentrar seus olhos em partes específicas de
algumas palavras, mas grupos de palavras. A princípio vai ser dificultoso até
que seu cérebro se acostume a reter informações com velocidade e grupos de
palavras.
Preste atenção se ao ler, movimenta os lábios ou as cordas
vocais durante a leitura. Um bom exercício para eliminar a vocalização é
colocar um obstáculo na boca, por exemplo, um lápis, e continuar neste
treinamento, vai ser um esforço
continuado para alterar o padrão de movimento labial.
A subvocalização
produz um efeito semelhante ao da vocalização, o retardamento da
leitura. O diferencial neste caso é que não apresenta um movimento labial. No
entanto, uma voz lá no intimo, que fica repetindo ou acompanhando mentalmente a
sua leitura. Este fator externo, bem como outros atrapalha no processo de
retenção da leitura, dificultando o ritmo e a velocidade na leitura.
Exercícios que proporcionem velocidade de raciocínio são
recomendados para eliminar tal hábito, onde irá atentar para grupos de palavras
com a compreensão requerida em determinada leitura.
Por: Carlos Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário