terça-feira, 2 de maio de 2023

Oratória – A expressão corporal

A expressão corporal ajuda ao público a compreender a mensagem transmitida por quem está falando. O que ocorre é que várias pessoas falam até bem, mas predem suas mãos na tribuna, colocam no bolso, ou tentam gesticular  de maneira não direcionada para o que se está falando, mas como meio de fugir do nervosismo fazendo movimentos ríspidos sem significado.

Primeiramente precisamos usar bem os gestos que fazemos com as mãos, devemos corresponder naturalmente a mensagem falada, a gesticulação obedece a um processo natural sempre gesticulamos durante ou  antes da fala. Faça exercícios gestuais de movimentos para gesticular naturalmente palavras que indicam sentido ou intensidade, bem como sentimento. O espelho tem sido uma ótima ferramenta para este exercício.

Algo para observar são suas pernas, a falta de segurança da parte de alguns faz com que se apoiem sobre suas pernas quer para a direita ou para a esquerda como forma de amparo. Ou deixam tão abertas que parece está montado em um cavalo.

O semblante também tem um papel fundamental no significado da mensagem, dependendo de como a uso. Alguns falam sem expressar  sua fisionomia que pode ser trabalhada por meio de exercício, mais o ideal é que a expressão facial seja  natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário