sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Design thinking na educação

 Apesar de se categorizar como uma metodologia ativa, o design thinking não é conhecido como uma metodologia, mas sim como uma abordagem, pois não há apenas um processo que envolve a implementação dele em diferentes contextos. Há etapas, e as estratégias envolvidas em cada uma delas podem mudar de acordo com o desafio que se propõe resolver.



Na área de educação, essa abordagem é utilizada em muitos contextos – para pensar em desafios relacionados à aprendizagem, ao envolvimento da comunidade, à captação de recursos etc.

O Design thinking é um processo para ser implementado em cinco etapas que colaboram para que sejam pensadas soluções criativas e inovadoras para o desafio que se quer resolver. São elas:

Etapa 1: Descoberta

Essa etapa inicial tem por objetivo levantar informações que ajudem a entender o cenário em que se dá o desafio. Podem ser utilizados diferentes instrumentos de pesquisa, como aplicar questionários, fazer entrevistas, conversar com especialistas, realizar visitas de campo para conhecer realidades similares, fazer pesquisas na internet etc. Quanto mais informações são investigadas e obtidas, mas interessantes pode ser o processo. Valoriza –se também a análise de situações similares em contexto diferentes. Por exemplo, no nosso caso, pode – se buscar ideias de como o desafio de envolver os pais e familiares nas ações educativas vem sendo superado em diferentes escolas brasileiras e em outros países ou até iniciativas que destacam pela busca de aprendizagens em instituições das áreas social, empresarial, esportiva ou cultural. Alguma ideia interessante pode surgir desse processo.

Etapa 2: Interpretação

Nessa etapa, a equipe de trabalho deverá interpretar as informações disponíveis, compartilhando os resultados obtidos nas investigações e buscando refletir sobre o cenário em que ela se apresenta.

Etapa 3: Ideação

A ideação é o momento de geração de ideias. A equipe é estimulada a apresentá-las com palavras ou desenhos e a olhar para o desafio de uma perspectiva nunca pensada antes. Vale propor todo tipo de sugestão, até as mais inusitadas, pois elas podem ser insumos para o desenvolvimento de propostas ou ações possíveis de serem implementadas.

Etapa 4: Experimentação

 A experimentação é o momento em que se coloca em ação a proposta ou ação desenhada. Dependendo do tipo de projeto e abrangência, pode –se implementar primeiro um protótipo para depois ser implementado em larga escala.

Etapa 5: Evolução

Na evolução é feita uma avaliação do processo vivenciado e são planejados os próximos passos do projeto. Se foi implementado um protótipo, nesse momento se planeja como o projeto que será implementado em escala maior. Caso o projeto em si já tenha sido realizado, pode-se pensar em quais outras ações devem ser elaboradas para dar continuidade ao processo, permitindo que diferentes conquistas sejam alcançadas.

 

FONTE: Allan, Luciana Maria Vaz, diálogos sobre gestão. 2021. Pag.  83,84

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