Benjamin Bloom (1913- 1999)
foi um psicólogo e pedagogo norte – americano que desenvolveu diversas
pesquisas ao longo da vida profissional, abordando a educação com uma
perspectiva psicológica. Ele entendia que a educação vai além do âmbito
acadêmico, pois deve servir ao propósito de extrair todo potencial humano, para
que este alcance seus sonhos com um olhar mais otimista para os alunos, sem
vê-los como meros estudantes.
Considerando os aspectos
cognitivos, emocionais e psicomotores da aprendizagem, bem como sua influência
sobre o processo educacional e modo de auxiliar os professores na prática de
ensinar, em 1956, Bloom apresentou seu modelo educacional no trabalho
intitulado “ Taxonomia de objetivos educacionais – Manual 1: domínio
cognitivo”.
A Taxonomia de Bloom serve
para definir os objetivos da aprendizagem e planejar as aulas com base nessa
identificação, respeitando a hierarquia dos objetivos educacionais. É uma
classificação dos domínios de aprendizagem a partir de uma listagem das
habilidades e dos processos envolvidos nas atividades educacionais,
estabelecendo critérios avaliativos. Tem como premissa a ideia de que após uma
atividade escolar os alunos adquiriam novos conhecimentos e novas habilidades,
alcançando o objetivo principal do processo de ensino aprendizagem.
Para identificar como
alcançar a aprendizagem, Bloom estabeleceu níveis hierárquicos que os alunos
devem passar, ou seja, para atingir objetivos superiores, antes precisam
compreender os inferiores. Para estabelecer o planejamento, é preciso
considerar a área de aprendizagem, seus objetivos específicos, os instrumentos
de avaliação e as atividades que precisam ser realizadas durante o processo no
domínio cognitivo.
Deve-se elaborar uma tabela
com a definição dos objetivos educacionais, destacando os níveis do processo de
ensino e aprendizagem que os alunos devem alcançar em cada etapa e as ações
necessárias para que isso ocorra.
Quais
seus objetivos educacionais?
A Taxonomia de Bloom propõe
que os educadores devem proporcionar aos alunos três objetivos principais,
classificados a partir dos domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.
Cada domínio requer
habilidades específicas, dando a devida importância para cada um, pois juntos
possibilitam a aprendizagem de modo concreto, mas é preciso considerar a
hierarquia.
O modelo educacional de
Bloom permite identificar o nível de desempenho de cada aluno, como base na
classificação dos objetivos educacionais, do mais simples ao mais complexo.
Isso ajuda o professor a planejar seu trabalho de modo a atender as
necessidades de aprendizagem de cada aluno, que devem ter assimilado de forma
concreta um conhecimento antes de passar o próximo nível.
Desse modo, a aprendizagem
se torna mais efetiva, pois o aluno só passa para um nível superior quando
realmente assimilou o conhecimento, consolidando seu repertório mental. Essa
técnica norteia o trabalho pedagógico, fornecendo um roteiro estruturado para
alcançar os objetivos educacionais, otimizando o processo de ensino e
aprendizagem.
Quais
os domínios da taxonomia de Bloom?
Táxons são grupos
classificatórios organizados hierarquicamente e divididos em subcategorias,
sendo que a soma de cada um constitui o todo. A ideia é alcançar gradativamente
os níveis, do inferior ao superior.
Domínio
cognitivo
O cognitivo envolve a
capacidade de os alunos darem sentido às informações que recebem durante as
aulas e a maneira de utilizá – las na vida prática, de modo que o conhecimento
adquirido seja produtivo.
A tabela que define os
objetivos educacionais no domínio cognitivo consiste em seis níveis
hierarquicamente definidos, com ações específicas para alcançar cada um deles,
da seguinte forma: nível 1- conhecimento; nível 2 – compreensão; nível 3 –
aplicação; nível 4 – aplicação; nível 5 – síntese; nível 6 – avaliação.
Domínio
afetivo
A afetividade refere-se às
emoções, aos sentimentos e aos comportamentos desenvolvidos a partir do
processo de ensino e aprendizagem, considerando que não somos mais os mesmos
depois de aprendermos algo novo.
Dentro do domínio afetivo,
existem cinco subáreas classificadas hierarquicamente, que os alunos precisam
alcançar, seguindo níveis, da seguinte forma: Recepção, resposta, avaliação,
organização e caracterização.
Domínio
psicomotor
No campo psicomotor, as
habilidades físicas auxiliam na aquisição de novos conhecimentos a partir dos
movimentos do corpo, da manipulação de objetivos e dos sentidos corporais. Esse
domínio está dividido em cinco subáreas a serem alcançadas hierarquicamente:
percepção, predisposição, resposta guiada, resposta mecânica, resposta completa
e clara.
Fonte:
https://sae.digital/taxonomia-de-bloom/
Nenhum comentário:
Postar um comentário