segunda-feira, 13 de maio de 2013

Leitura Dinâmica - Vocalização e Subvocalização


Muitos hábitos arraigados ocorrem, devido a costumes adquiridos na infância, como a vocalização e subvocalização. A vocalização é um hábito negativo no processo de leitura, quando o mesmo pronuncia o que lê. Esta prática tem origem no ensino tradicional quando o estudante cria um condicionamento entre os movimentos oculares ao visualizar os símbolos gráficos e a necessidade de pronunciar as palavras.

Muitos mestres educadores da educação fundamental, com uma ideia até elogiável de ajudar os alunos a pronunciar corretamente os vocábulos, ensinam as crianças a ler em voz alta. O que acontece é que logo após este passo, muitas delas evita pronunciar sons enquanto lê, mas continua vocalizando ou subvocalizando, criando um empecilho na aquisição de adequadas formas de leitura.

Conforme diz Soares (2007),é como dirigir um carro com o freio de mão puxado, ou seja, quando vocalizamos uma leitura. Que significa a repetição oral daquilo que está lendo. Isto dificulta o processo de velocidade d leitura, visto que temos uma capacidade de reter informações de até 100 palavras por minuto. No entanto, quando ocorre a vocalização impedimos o nosso cérebro de processar essa informação.

Para eliminar este vício, é necessário um esforço da parte de quem tem este problema. Desta forma ao ler, não irá mais concentrar seus olhos em partes específicas de algumas palavras, mas a grupos de palavras. A princípio vai ser dificultoso até que seu cérebro se acostume a reter informações com velocidade e grupos de palavras.

Preste atenção se ao ler, movimenta os lábios ou as cordas vocais durante a leitura. Um bom exercício para eliminar a vocalização é colocar um obstáculo na boca, por exemplo,  um lápis, e continuar neste treinamento, vai ser um esforço continuado para alterar o padrão de movimento labial.

A subvocalização produz um efeito semelhante ao da vocalização, o retardamento da leitura. O diferencial neste caso é que não apresenta um movimento labial. No entanto, uma voz lá no íntimo, que fica repetindo ou acompanhando mentalmente a sua leitura. Este fator externo, bem como outros atrapalha no processo de retenção da leitura, dificultando o ritmo e a velocidade.

Exercícios que proporcionem velocidade de raciocínio são recomendados para eliminar tal hábito, onde irá atentar para grupos de palavras com a compreensão requerida em determinada leitura.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

2 comentários:

  1. Subvocalização:

    Num primeiro momento achei que a subvocalizacao era fisica dos labios e com menor gravidade a subvocalizacao apenas das cordas vocais, uma vibracao fisica. Contudo ao ler sobre o assunto percebi que a subvocalizacao é uma voz interna, é como se lessemos em voz alta imaginariamente independente de estar movendo os labios tampouco susurrando algo.
    Acreditei durante um tempo que o fato de eu ler rapidamente sem ter movimentos labiais ou vibracoes das cordas vocais indicassem que eu não subvocalizava, contudo estava errado. Tambem achava que ao ler apenas as plavras chaves de forma rapida eu estava fazendo leitura dinamica, contudo esta leitura onde eu subvocalizo apenas as plavras chaves eu acabo INGNORANDO todo o resto dos componente do texto, artigos, pronomes, pontos, virgulas, apenas parte disso eu entendia o que no final do texto compromete toda a compreensao dele.
    Durante a tentativa de um exercicio que é ler e contar de 100 a 1 mentalmente, eu chego a uma duvida cruel: “Eu sei ler?” Porque me pergunto isso? Se enquanto eu leio tenho que imaginar a contagem regressiva dos numeros, como eu posso imaginar o texto, como vou entende-lo? Ou em determinado momento que me concentro em “imaginar o texto” ( formar uma imagem (ouvir uma explicacao ( subvocalização))) eu me perco completamente na contagem!
    Onde estou errando??? O que devo fazer???

    Muito obrigado

    Rodrigo Conte

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  2. Não é possível parar de subvocalizar!

    O que acontece e que com o tempo a voz interior vai diminuindo(você vai tossir muito nessa fase, não se preocupe). Não conte "1,2,3,A,B,C,D" enquanto lê isso só atrapalha.

    - Use o "SPREED" e coloque 2 - 5 palavras e tente ler, no começo você vai ficar com sono, mas com o tempo vai se acostumar.(tente ler 400 WPM e depois vai aumentando, não importa se você não entender o que está no texto.)

    *Se você ficar com sono quando começar a fazer isso quer dizer que está funcionando.(seu cérebro está se acostumando...)

    *Leia livros fáceis. (recomendo a saga "desventuras em série")

    *Use o SPREED para ler, coloque +5 palavras. Se você estiver começando agora recomendo colocar 400WPM, como já disse você vai ficar com sono, mas com o tempo via se acostumar(uma semana ou menos se você treinar todos os dias.)

    Quando se acostumar com 400 aumente para 600, quando se acostumar com 600 aumente para 800 e assim por diante.

    É possível ler 1000 palavras por minuto em 2 meses(ou menos), mas só se você treinar todos os dias.



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