Em toda escola deve-se acompanhar o rendimento escolar dos alunos e
averiguar durante todo o ano o progresso das notas, interesse nas atividades e
participação. Na elaboração do PPP, esses dados podem ser apresentados em
tabelas ou gráficos que organizam os dados e ajudam na visualização das
características importantes.
Os dados sobre as aprendizagens como informações quantitativas sobre
matrícula, aprovação, reprovação, evasão, distorção idade/série compõem um
retrato da aprendizagem na escola e permite aferir a qualidade do ensino. Na
elaboração do PPP pode ser apresentado em tabelas ou gráficos por temas e por
disciplina para mostrar a aprendizagem de uma área ao longo do tempo e fazer
acompanhamento. Isso ajuda na elaboração de estratégias como projetos de apoio
pedagógico especificados no PPP.
O mesmo ocorre quando se avalia a escola e seu corpo funcional. A
condição da estrutura física, salas de aula, equipamentos, mobiliários e
espaços livres. Bem como o corpo funcional, professores e sua formação
acadêmica, aprimoramentos e capacitações. A equipe de funcionários. Essas
informações sobre a escola dá suporte para ações de mudança ou ajustes, desenvolver projetos, e necessidade
de capacitação e de recursos financeiros.
No PPP essas informações podem ser apresentadas por meio de relatos
escritos sobre a estrutura física, tabelas mostrando a quantidade e a qualidade
dos recursos pedagógicos e humanos. Essas informações são viáveis para fazer
aprimoramentos na escola e traçar metas em prol de objetivos delineados.
Nesta avaliação pode-se usar o histórico da comunidade ao fazer essa
avaliação e da fundação da escola e um levantamento detalhado sobre as
condições sociais- econômicas e culturais das famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário