Quando
falamos em estudar ou em pesquisar quem são aqueles que gostam de estudar
iremos identificar bem poucos com este tipo de interesse. No entanto, como
ficou evidenciado em algumas escolas, vou citar a Escola Amaro Alves Portela,
da rede estadual do Piauí, onde atuo como coordenador pedagógico que muitos
deles gostam mesmo é de estar na escola. Percebi principalmente em um
diagnóstico realizado com alguns ex – alunos pelo reconhecimento que fizeram
pelas atividades realizadas na mesma, quando visitam a escola, ou outros
comentários dando ênfase a voltar a estudar na mesma.
Isso
é algo positivo, mas nem sempre foi assim, pois os problemas pessoais e
regionais afastam os alunos da escola, privando-os do desejo de estudar. A
escola Amaro Alves Portela é uma escola de Ensino Médio do interior do Piauí, e
muitos destes alunos olham para a escola como um lugar de convivência, para
reunir-se com os amigos, falar de assuntos em comum ou até mesmo problemas.
A
revista Gestão Escolar No 26, em um artigo sobre sociabilidade falou
sobre os alunos olharem para escola mais como lugar de convivência como um
lugar para aprendizagem. Mostrou também um exemplo de uma escola que faz o
Festival de Cinema Estudantil, que além do apoio da prefeitura, contava com ajuda
dos alunos por meio do grêmio estudantil, que estava envolvida na coordenação
do projeto. De fato, isso ajuda no desenvolvimento social e nas relações
sociais dos mesmos, também atrai a comunidade para a escola.
Os
jovens gostam de estar juntos, principalmente com os companheiros de classe,
fazem atividades em conjunto e confiam uns nos outros. Tenho notado em meios
diagnósticos, que ambos se reúnem para discutirem problemas ou para fazer
atividades relacionadas as aulas dos professores, quando conta com a
participação deles nas atividades.
Cabe
agora, aos gestores que coordenam as atividades pedagógicas, por meio de
formações específicas, incentivar os mesmos a proporem em seus planejamentos
debates e outras atividades que explorem um ponto de vista ou uma sugestão
sobre determinada temática. É uma maneira de valorizar suas ideias e sua forma
de pensar.
Na
execução de projetos podemos envolver os alunos para ajudar na organização e
fazer com que a escola seja ativa, com atividades extraclasse como um passeio,
campeonato esportivo ou outro que gratifique o aluno. Onde este volte para a
escola no contraturno ou no fim de semana, mas que veja a escola com um lugar
em que deve estar. Desta forma, eles mesmos irão aprender valores, princípios de
responsabilidade e compromisso com a escola em que estudam.
Para
maior convívio é primordial um contato com a comunidade, ou fazer com que os
alunos sejam valorizados na mesma por meio de suas atividades e ações. Muitas
escolas criam um blog para socializar seus projetos e eventos para toda a
comunidade escolar. Em minha realidade educacional, depois de fazer alguns
diagnósticos, fiz um blog com este objetivo, ou seja, integrar comunidade,
núcleo gestor, professores e alunos. Também como uma ferramenta de aprendizado,
pois disponibilizei vídeos aulas e matérias de incentivo aos estudos.
Estou
percebendo os resultados positivos gradativamente, contudo, a aproximação entre
os alunos e a convivência que ambos mantêm entre si, poderá ser utilizada como
mecanismo para fortalecer o aprendizado. Além disso, respeito pela escola, pois
a escola é deles e precisam valorizar e tirar proveito estando na escola ou
fora dela.
Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa
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