terça-feira, 2 de julho de 2013

Sociabilidade – A Escola um lugar de convivência para os alunos

Quando falamos em estudar ou em pesquisar quem são aqueles que gostam de estudar iremos identificar bem poucos com este tipo de interesse. No entanto, como ficou evidenciado em algumas escolas, vou citar a Escola Amaro Alves Portela, da rede estadual do Piauí, onde atuo como coordenador pedagógico que muitos deles gostam mesmo é de estar na escola. Percebi principalmente em um diagnóstico realizado com alguns ex – alunos pelo reconhecimento que fizeram pelas atividades realizadas na mesma, quando visitam a escola, ou outros comentários dando ênfase a voltar a estudar na mesma.

Isso é algo positivo, mas nem sempre foi assim, pois os problemas pessoais e regionais afastam os alunos da escola, privando-os do desejo de estudar. A escola Amaro Alves Portela é uma escola de Ensino Médio do interior do Piauí, e muitos destes alunos olham para a escola como um lugar de convivência, para reunir-se com os amigos, falar de assuntos em comum ou até mesmo problemas.

A revista Gestão Escolar No 26, em um artigo sobre sociabilidade falou sobre os alunos olharem para escola mais como lugar de convivência como um lugar para aprendizagem. Mostrou também um exemplo de uma escola que faz o Festival de Cinema Estudantil, que além do apoio da prefeitura, contava com ajuda dos alunos por meio do grêmio estudantil, que estava envolvida na coordenação do projeto. De fato, isso ajuda no desenvolvimento social e nas relações sociais dos mesmos, também atrai a comunidade para a escola.

Os jovens gostam de estar juntos, principalmente com os companheiros de classe, fazem atividades em conjunto e confiam uns nos outros. Tenho notado em meios diagnósticos, que ambos se reúnem para discutirem problemas ou para fazer atividades relacionadas as aulas dos professores, quando conta com a participação deles nas atividades.

Cabe agora, aos gestores que coordenam as atividades pedagógicas, por meio de formações específicas, incentivar os mesmos a proporem em seus planejamentos debates e outras atividades que explorem um ponto de vista ou uma sugestão sobre determinada temática. É uma maneira de valorizar suas ideias e sua forma de pensar.

Na execução de projetos podemos envolver os alunos para ajudar na organização e fazer com que a escola seja ativa, com atividades extraclasse como um passeio, campeonato esportivo ou outro que gratifique o aluno. Onde este volte para a escola no contraturno ou no fim de semana, mas que veja a escola com um lugar em que deve estar. Desta forma, eles mesmos irão aprender valores, princípios de responsabilidade e compromisso com a escola em que estudam.

Para maior convívio é primordial um contato com a comunidade, ou fazer com que os alunos sejam valorizados na mesma por meio de suas atividades e ações. Muitas escolas criam um blog para socializar seus projetos e eventos para toda a comunidade escolar. Em minha realidade educacional, depois de fazer alguns diagnósticos, fiz um blog com este objetivo, ou seja, integrar comunidade, núcleo gestor, professores e alunos. Também como uma ferramenta de aprendizado, pois disponibilizei vídeos aulas e matérias de incentivo aos estudos.


Estou percebendo os resultados positivos gradativamente, contudo, a aproximação entre os alunos e a convivência que ambos mantêm entre si, poderá ser utilizada como mecanismo para fortalecer o aprendizado. Além disso, respeito pela escola, pois a escola é deles e precisam valorizar e tirar proveito estando na escola ou fora dela.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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