terça-feira, 16 de julho de 2013

Prática de Ensino – Cotidiano Escolar

A prática de ensino é desenvolvida inicialmente com a própria experiência do professor, juntamente com o apoio de colegas de trabalho que vivenciaram os mesmos dilemas, barreiras e medos suscitados por uma atividade que têm no relacionamento humano o eixo fundamental de atuação.

Até mesmo no cotidiano escolar o professor desenvolve conhecimentos e técnicas relacionadas de acordo com a realidade de sala de aula. Cada escola têm suas particularidades de acordo com cada contexto e cultura local. Nesse sentido, não podemos criar modelos de aulas e sim a vivência de experiências significativas.

Nessa perspectiva, não podemos ter como objetivo ter aulas perfeitas, mas buscar realizar o melhor, pois nossa prática é recriada em conformidade com reflexões sobre cada ação desenvolvida em situações na sala de aula.

Para facilitar nesse diagnóstico, o professor poderá fazer anotações sobre o que realizar, descrevendo as estratégias realizadas. Como sugestão, poderá fazer um relatório, onde o professor crítico de sua formação articule os vários saberes para explicar sua prática. Neste relatório será justificado as decisões tomadas e avaliando os resultados.

Notamos aqui que o professor tem um papel fundamental na construção do saber como agente transformador, pois o mesmo faz parte do cotidiano dos alunos, como mediador da cultura e dos saberes escolares. Desta forma o professor como agente aborda sua prática em conformidade  com sua vivência, sua história de vida, seus valores, recriando assim sua prática voltada para a realidade do aluno.


Reconhecemos que o professor fará sua formação continuada de várias maneiras e que para ressignificar sua prática, o cotidiano escolar juntamente com a vivência servirá como pressuposto para dinamizar saberes necessários à prática educativa.

Por: Carlos Fernando de Oliveira Sousa

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