Todos aqueles que de alguma forma
estão em contato com a educação, seja ela formal ou não formal, que tenha um
contato com a sala de aula ou grupos de pessoas ou alunos utilizam a interação
entre o sujeito que aprende e o objeto de sua aprendizagem. Essas ações são
mutuamente recíprocas por meio das ações ali desenvolvidas.
No entanto, além desta interação que
ocorre entre o aluno e os conteúdos propriamente ditos, a educação prevê a
interação entre o aluno e outros atores do processo de ensino aprendizagem,
como educadores, e especialistas em conteúdos e os demais estudantes.
No aprendizado eletrônico, a
interação não acontece por acaso. Ela precisa ser intencionalmente planejada e
ser visual na interface do curso ou unidade de aprendizagem.
No que refere a entrega de conteúdos,
coo uma das atribuições do design instrucional há uma necessidade de um design
de interface para a interação humana com o computador. O quer dizer então do
design instrucional aberto e do design instrucional contextualizado? Estes são
fundamentais para interação entre pessoas para a construção do conhecimento.
Para salientarmos o ponto em questão,
a interação diz respeito ao comportamento das pessoas em relação a outras
pessoas e sistemas. É como uma relação entre duas pessoas onde observamos sua
reciprocidade se influenciando mutuamente. Desta forma será possível
proporcionar experiências de aprendizagens significativas onde a solução
educacional se torna interativa.
Nos modelos de aprendizado eletrônico
onde utilizamos meios informacionais, o aluno ou sujeito do objeto de aprendizagem
interage com conteúdos apresentados na forma de cursos auto instrucionais por
meio de conteúdos educacionais multimídia.
Desta forma compreendemos a importância
de um design de interação de conteúdos nos processos educativos da informação
ou meios informacionais.
Por: Carlos Fernando
 
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