terça-feira, 23 de setembro de 2014

Design da Interação

Todos aqueles que de alguma forma estão em contato com a educação, seja ela formal ou não formal, que tenha um contato com a sala de aula ou grupos de pessoas ou alunos utilizam a interação entre o sujeito que aprende e o objeto de sua aprendizagem. Essas ações são mutuamente recíprocas por meio das ações ali desenvolvidas.

No entanto, além desta interação que ocorre entre o aluno e os conteúdos propriamente ditos, a educação prevê a interação entre o aluno e outros atores do processo de ensino aprendizagem, como educadores, e especialistas em conteúdos e os demais estudantes.
No aprendizado eletrônico, a interação não acontece por acaso. Ela precisa ser intencionalmente planejada e ser visual na interface do curso ou unidade de aprendizagem.
No que refere a entrega de conteúdos, coo uma das atribuições do design instrucional há uma necessidade de um design de interface para a interação humana com o computador. O quer dizer então do design instrucional aberto e do design instrucional contextualizado? Estes são fundamentais para interação entre pessoas para a construção do conhecimento.
Para salientarmos o ponto em questão, a interação diz respeito ao comportamento das pessoas em relação a outras pessoas e sistemas. É como uma relação entre duas pessoas onde observamos sua reciprocidade se influenciando mutuamente. Desta forma será possível proporcionar experiências de aprendizagens significativas onde a solução educacional se torna interativa.
Nos modelos de aprendizado eletrônico onde utilizamos meios informacionais, o aluno ou sujeito do objeto de aprendizagem interage com conteúdos apresentados na forma de cursos auto instrucionais por meio de conteúdos educacionais multimídia.
Desta forma compreendemos a importância de um design de interação de conteúdos nos processos educativos da informação ou meios informacionais.


Por: Carlos Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário