terça-feira, 25 de agosto de 2015

Instrumentos de Verificação do Rendimento Escolar

Dentro do processo de avaliação escolar, está o processo continuo que ocorre nos mais diferentes momentos do trabalho pedagógico. A verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem que ocorre no início, durante e no final das unidades didáticas, visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos para que continuem dedicando aos estudos.
Uma das funções de avaliação é determinar o quanto e em que nível de qualidade estão sendo atingidos os objetivos. Para que isso ocorra é necessário instrumentos de verificação para análise ou sondagem do conhecimento adquirido pelo aluno. Uma das formas de fazer isso é o uso de revisão do assunto anterior, correção de tarefas de casa, breves dissertações, discussão dirigida, conversação dialética e etc.  Já durante o desenvolvimento da unidade acompanha-se o rendimento dos alunos por meio de exercícios, estudo dirigido, trabalho em grupo, observação de comportamento, recordação da matéria.
Podemos constatar, portanto que o processo de avaliação inclui instrumentos e procedimentos diversificados. Alguns professores podem distribuir para os alunos questões de aproveitamento, atividades como oficinas ou dinâmicas. Dependendo do processo educativo envolvido uma educação voltada para o ensino técnico profissionalizante, a avaliação de rendimento pode acontecer na prática de atividade profissional que está sendo ministrada e o acompanhamento dessas práticas define-se o conhecimento adquirido e o saber profissional assimilado.
Isso mostra que o processo de avaliação assume várias formas, umas sistemáticas, outras menos, umas formais, outras mais informais. As diversas situações descritas são momentos de avaliação nos quais não há necessidade de se aplicar prova e dar uma nota. O professor que compreendeu o conceito e as funções de avaliação concluirá que, se o processo de ensino for bem conduzido, as provas parciais ou finais serão apenas o reflexo do seu trabalho.
Notamos assim, várias formas e instrumentos para a verificação do rendimento escolar, com as provas escritas dissertativas, questões objetivas, oficinas, atividades práticas, acompanhamento das atividades, entrevistas e assim por diante.

Por: Carlos Fernando



Nenhum comentário:

Postar um comentário