Dentro
do processo de avaliação escolar, está o processo continuo que ocorre nos mais
diferentes momentos do trabalho pedagógico. A verificação e a qualificação dos
resultados da aprendizagem que ocorre no início, durante e no final das
unidades didáticas, visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir
falhas e estimular os alunos para que continuem dedicando aos estudos.
Uma das
funções de avaliação é determinar o quanto e em que nível de qualidade estão
sendo atingidos os objetivos. Para que isso ocorra é necessário instrumentos de
verificação para análise ou sondagem do conhecimento adquirido pelo aluno. Uma das
formas de fazer isso é o uso de revisão do assunto anterior, correção de tarefas
de casa, breves dissertações, discussão dirigida, conversação dialética e
etc. Já durante o desenvolvimento da
unidade acompanha-se o rendimento dos alunos por meio de exercícios, estudo
dirigido, trabalho em grupo, observação de comportamento, recordação da
matéria.
Podemos
constatar, portanto que o processo de avaliação inclui instrumentos e
procedimentos diversificados. Alguns professores podem distribuir para os
alunos questões de aproveitamento, atividades como oficinas ou dinâmicas.
Dependendo do processo educativo envolvido uma educação voltada para o ensino
técnico profissionalizante, a avaliação de rendimento pode acontecer na prática
de atividade profissional que está sendo ministrada e o acompanhamento dessas
práticas define-se o conhecimento adquirido e o saber profissional assimilado.
Isso
mostra que o processo de avaliação assume várias formas, umas sistemáticas,
outras menos, umas formais, outras mais informais. As diversas situações
descritas são momentos de avaliação nos quais não há necessidade de se aplicar
prova e dar uma nota. O professor que compreendeu o conceito e as funções de
avaliação concluirá que, se o processo de ensino for bem conduzido, as provas
parciais ou finais serão apenas o reflexo do seu trabalho.
Notamos
assim, várias formas e instrumentos para a verificação do rendimento escolar,
com as provas escritas dissertativas, questões objetivas, oficinas, atividades
práticas, acompanhamento das atividades, entrevistas e assim por diante.
Por: Carlos Fernando
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