segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A Gestão Escolar numa perspectiva Democrática

A escola como uma instituição deve procurar socializar o saber, a ciência, a técnica  e as artes produzidas socialmente. Deve estar comprometida politicamente e ser capaz de interpretar as carências reveladas pela sociedade, direcionando essas necessidades em função de princípios educativos capazes de responder às demandas sociais.
Os educadores encaram a democratização como o desenvolvimento de processos pedagógicos que permitam a permanência do educando no sistema escolar, através da ampliação de oportunidades educacionais.
Outra possibilidade para a democratização do ensino, passa pelas mudanças nos processos administrativos no âmbito do sistema escolar, vislumbrados através da participação de professores e pais nas decisões tomadas, eleições para cargos diretivos, assembleias.
A gestão democrática em educação está articulada ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos, de classe, dos trabalhadores e assim por diante. Desta forma, a escola tem uma contribuição indispensável a dar para a afirmação histórica das classes populares, na medida em que favorece a compreensão do mundo, de si mesmo, dos outros e das relações sociais.
A possibilidade de uma ação administrativa na perspectiva de construção coletiva exige a participação de toda a comunidade escolar nas decisões do processo educativo, o que resultará na democratização das relações que se desenvolvem na escola, contribuindo para o aperfeiçoamento administrativo pedagógico.
Nesse sentido, há uma exigência ao administrador- educador, de que ele compreenda a dimensão política de sua ação administrativa respaldada na ação participativa, rompendo com a rotina alienada do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia a dominação das organizações modernas.
O principal instrumento da administração participativa é o planejamento participativo, que pressupõe uma deliberada construção do futuro, do qual participam os diferentes segmentos de uma instituição, cada um com sua ótica, seus valores e seus anseios.
A participação é um direito e um dever de todos que integram uma sociedade democrática. Ou seja, participação  e democracia são dois conceitos estreitamente associados.
O gestor da escola tem como funções básicas as ações de organizar e administrar, tendo em vista as orientações superiores, atribuindo a todo e qualquer problema uma dimensão puramente administrativa.
FONTE: DINAIR LEAL

Por: Carlos Fernando

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