A escola
como uma instituição deve procurar socializar o saber, a ciência, a
técnica e as artes produzidas
socialmente. Deve estar comprometida politicamente e ser capaz de interpretar
as carências reveladas pela sociedade, direcionando essas necessidades em
função de princípios educativos capazes de responder às demandas sociais.
Os educadores
encaram a democratização como o desenvolvimento de processos pedagógicos que
permitam a permanência do educando no sistema escolar, através da ampliação de
oportunidades educacionais.
Outra
possibilidade para a democratização do ensino, passa pelas mudanças nos
processos administrativos no âmbito do sistema escolar, vislumbrados através da
participação de professores e pais nas decisões tomadas, eleições para cargos
diretivos, assembleias.
A gestão
democrática em educação está articulada ao compromisso sociopolítico com os
interesses reais e coletivos, de classe, dos trabalhadores e assim por diante. Desta
forma, a escola tem uma contribuição indispensável a dar para a afirmação
histórica das classes populares, na medida em que favorece a compreensão do
mundo, de si mesmo, dos outros e das relações sociais.
A possibilidade
de uma ação administrativa na perspectiva de construção coletiva exige a
participação de toda a comunidade escolar nas decisões do processo educativo, o
que resultará na democratização das relações que se desenvolvem na escola,
contribuindo para o aperfeiçoamento administrativo pedagógico.
Nesse
sentido, há uma exigência ao administrador- educador, de que ele compreenda a
dimensão política de sua ação administrativa respaldada na ação participativa,
rompendo com a rotina alienada do mando impessoal e racionalizado da burocracia
que permeia a dominação das organizações modernas.
O principal
instrumento da administração participativa é o planejamento participativo, que pressupõe
uma deliberada construção do futuro, do qual participam os diferentes segmentos
de uma instituição, cada um com sua ótica, seus valores e seus anseios.
A participação
é um direito e um dever de todos que integram uma sociedade democrática. Ou seja,
participação e democracia são dois
conceitos estreitamente associados.
O gestor
da escola tem como funções básicas as ações de organizar e administrar, tendo
em vista as orientações superiores, atribuindo a todo e qualquer problema uma
dimensão puramente administrativa.
FONTE:
DINAIR LEAL
Por:
Carlos Fernando
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