quinta-feira, 3 de junho de 2021

O que é Homeschooling (Educação Domiciliar)?

 Ensino domiciliar, também chamado de homeschooling é o ensino lecionado em casa, por um familiar ou por uma outra pessoa que habite ali no lar. O ensino doméstico é legalizado em alguns países como Estados Unidos, Áustria, Canadá, França, Portugal, Rússia, Austrália, Noruega, Itália, Nova Zelândia e é proibida em países como a Alemanha e Suécia. A maioria dos países exige uma avaliação anual  dos alunos que recebem educação domiciliar.


Um ponto que requer atenção é sobre quem vai ensinar. Bem no ensino domiciliar essa decisão cabe aos pais. Em alguns casos os pais se responsabilizam por ensinar os filhos sem a ajuda de outras pessoas. Mais em outras situações, os pais preferem contratar professores particulares ou fazer as duas coisas, onde os pais delegam apenas o ensino de disciplinas ou assuntos que não dominam.

O ensino homeschooling é bem interessante pois proporciona ao aluno desenvolver habilidades de auto aprendizado, onde o mesmo pensa e pesquisa por conta própria. Desta forma, os pais que são monitores desse ensino podem acompanhar e conferir como se deu esse processo de aprendizagem.

O ensino homeschooling tem uma vantagem de organizar o tempo de estudo. Desta maneira, se torna eficiente pois consegue os resultados em pouco tempo. Já na escola tradicional há a possibilidade de distrações, algo que no ensino domiciliar não existe. Assim, o homeschooling proporciona qualidade no ensino no tempo reduzido.


terça-feira, 18 de maio de 2021

Gestão Escolar: garantindo as aprendizagens com equidade

Um dos grandes problemas de nosso país é a desigualdade social, e para combater esse problema devem ser discutidas os fatores de sua causa e também conceitos  que contribuem para esse enfrentamento. É digno de nota que a educação é uma das ciências que entram em discussão.

Precisamos compreender os fatores de vulnerabilidade, é importante destacar que as vulnerabilidades presentes podem fazer parte de marcações estruturais e históricas que dizem respeito a processos de exclusão relacionadas a raça/etnia, gênero/orientação sexual e condição social.

Deve-se olhar para cada um, analisando suas diferenças étnico-racial e social, circunstancias e trajetórias. Além disso, considerar a heterogeneidade territorial. De modo, que é fundamental realizar diferenciações para que não se perca de vista que cada pessoa tem nome, história, limites e potencias implicados nos desafios e resultados de aprendizagens adquiridos. Isso implica em conhecer o adolescente e suas circunstâncias, além de seu contexto histórico-social com o intuito de garantir seu direito ao desenvolvimento integral.

Portanto, ter equidade significa considerar cada pessoa, não perdendo de vista o que a torna vulnerável, mapeando quais são esses alunos e buscando estratégias que possibilitem vencer as possíveis desigualdades encontradas.

veja mais no vídeo.



quinta-feira, 13 de maio de 2021

Escuta Ativa Empática

 A escuta ativa tornou-se uma tática muito importante no que diz respeito ao estabelecimento de um diálogo eficiente entre interlocutor e ouvinte. A ferramenta consiste em uma pessoa transmitindo a mensagem e outra ouvindo, compreendendo e interpretando com atenção as informações fornecidas, seja de forma verbal ou não verbal.

É importante evidenciar que praticar a escuta ativa não quer dizer que o ouvinte deve receber inúmeras informações passivamente, mas sim, que ele deve demonstrar interesse genuíno pela fala do interlocutor e assim, estabelecer um vínculo com o mesmo.

No ambiente corporativo, são inúmeras as situações em que a escuta ativa pode ser implementada: em uma reunião, ao ouvir um feedback, em uma instrução para a execução de uma tarefa, entre outras ocasiões. Tais momentos são oportunidades para escutar e adquirir informações.

Para o gestor, é uma oportunidade para melhorar o relacionamento e o desempenho da sua equipe, esclarecer dúvidas, além de minimizar conflitos. Para desenvolver um interesse genuíno no que o outro tem a dizer, é preciso trabalhar a empatia. Nesse sentido, a escuta ativa ajuda a incluir pensamentos empáticos e a habilidade de se colocar no lugar do outro. Aprender a ouvir o outro sem deixar que questões pessoais interfiram e colocando-se na perspectiva do interlocutor é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes de praticar empatia.

veja mais no vídeo.



segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Metodologias Ativas: Sala de aula invertida

 

As metodologias são entendidas como práticas pedagógicas alternativas ao ensino tradicional. Em vez do ensino baseado na transmissão de informações, na metodologia ativa, o aluno assume postura mais participativa, onde resolve problemas, desenvolve projetos, de modo que cria oportunidades para a construção de conhecimentos. Várias estratégias tem sido utilizadas, como por exemplo a sala de aula invertida.

Em proposta de sala de aula invertida surge em um momento de grandes oportunidades do ponto de vista educacional, principalmente com as tecnologias de comunicação e informação e o fato de elas estarem adentrando a sala de aula. Na sala de aula invertida, o conteúdo e as instruções recebidas são estudadas on – line, antes de o aluno frequentar a aula, usando as Tics, mas especificamente os ambientes virtuais de aprendizagem. A sala de aula tornou-se o lugar de trabalhar os conteúdos já estudados, realizando atividades práticas como resolução de problemas e projetos, discussão em grupo e laboratórios. Devido ao fato das atividades que os alunos realizam on- line poderem ser registradas no ambiente virtual de aprendizagem cria oportunidades para o professor fazer um diagnóstico preciso do que o aprendiz foi capaz de realizar.

Na sala de aula invertida o aluno estuda previamente, e a aula torna-se o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas. O professor trabalha as dificuldades dos alunos em vez de fazer apresentações sobre o conteúdo da disciplina. Antes da aula o professor verifica questões mais problemáticos, que devem ser trabalhadas em sala de aula.

É importante para o professor pensar nas Tics, pois as mesmas oferecem outros recursos as serem explorados pedagogicamente, como animações ou mesmo uso do laboratório virtual, que o aluno pode acessar e complementar com leituras e vídeos.

Para que o professor saiba o que o aluno aprendeu do estudo realizado on – line, praticamente todas as propostas de sala de aula invertida sugerem que o  estudante realize testes autocorrigidos, elaborados na própria plataforma on- line, de modo que possa avaliar a aprendizagem.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

4 competências necessárias para professor no mundo VUCA



Este tema ainda não é tão conhecido no mundo da educação, mas é comum entre os militares e administradores desde a década de 90. Porém se descreve bem as situações que professores vivenciam desde o primeiro dia de trabalho: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. No entanto, costuma-se viver dia após dia sem pensar em estratégias para vencermos estes desafios.
Acostumados a elaborar estratégias para diferentes cenários, militares e administradores estão familiarizados a conhecer as variáveis que influenciam seus modelos. Assim, apesar da incerteza do futuro, eles planejam ações para obter sucesso em cada cenário imaginável e portanto provável.
Os professores por sua vez, costumam preparar suas aulas para um ambiente controlado e quando alguma situação inesperada acontece, geralmente o caos toma de conta de sua aula.
Para que isso não aconteça com tanta frequência, algumas competências são essenciais para que seu trabalho seja mais tranquilo.

Resiliência – o mundo volátil é caracterizado por mudanças rápidas, o que nos obriga a adaptarmos nossas ações ou decidir por novos caminhos para superar os obstáculos. Assim, o professor deve ser capaz de buscar alternativas para receberem rapidamente o rumo de suas aulas nas adversidades.

Flexibilidade – a certeza traz um sentimento de segurança para os seres humanos, não é diferente com o professor. Uma aula boa, em geral, é aquela em que tudo da certo, exatamente como previmos. Porém, não é o que tem acontecido em nossas salas de aula, a incerteza do que vamos encontrar traz uma angústia difícil de suportar.

Multidisciplinariedade – A vida fora da sala de aula não é separada em disciplinas. Assim, sua visão de mundo não deve ser limitada e deve compreender múltiplos olhares sobre os problemas. Em um mundo complexo, as melhores soluções para problemas reais são aquelas que abrangem todos os elementos interligados que caracterizam as situações.

Coragem – A falta de clareza caracteriza um mundo ambíguo, o que nos deixa inseguros sobre caminhos certos a seguir. Nesse ponto, a busca por mais conhecimento sobre o que é correto pode ser a chave para nosso sucesso. Para aqueles que são professores há mais tempo, percebem que as mudanças na educação vem acontecendo a ritmos cada vez mais intenso.
As estratégias que vinhamos aplicando durante anos agora já não são tão eficazes e nos é apresentada tantas outras que prometem soluções, porém não estamos certos sobre qual delas é melhor. Mas ficar parado nunca foi solução para os problemas, temos que ter coragem para buscar alternativas, aplicá-las e caso não sirvam, ter a liberdade para nos aperfeiçoarmos sempre.

FONTE: alexsandrosunaga.com.br

domingo, 31 de maio de 2020

Como enfrentar a Ansiedade? (Síndrome do Pensamento Acelerado)


Hoje vivemos numa sociedade rápida e ansiosa. As pessoas vivem agitadas e estressadas. Estamos na era da indústria 4.0, ou como alguns denominam a quarta geração industrial. Com a internet das coisas, os sistemas ciber- físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real. Esse mundo faz com que muitos deixem de conhecer a si mesmos, fazer um autodiálogo, apesar de conhecer muitas pessoas nas redes sociais.

Algumas pessoas sofrem por antecipação, acordam cansados, esquece-se com facilidade e de acordo com o psiquiatra Augusto Cury essas pessoas sofrem da Síndrome do Pensamento Acelerado. (SPA)
Há muitos tipos de ansiedades, como a pós traumática, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), a síndrome de burnout, o transtorno do pânico e a SPA que tem como uma das características marcante o sofrimento por antecipação. Todos ficamos angustiados por fatos e circunstancias que ainda não aconteceram, mas que já estão desenhados em nossa mente.

No vídeo resumo iremos compreender como lidar com tal transtorno.

FONTE: Cury, 2013.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

BNCC NA ESCOLA: Orientações para formação continuada e revisão do Projeto Pedagógico.


O papel dos gestores é fundamental nesse processo. O coordenador pedagógico tem um papel central no acompanhamento das aprendizagens e no desenvolvimento dos estudantes de forma alinhada ao novo currículo, além de planejar e realizar formações, apoiar a prática e o desenvolvimento profissional da equipe docente. O diretor escolar como liderança pedagógica da escola apoia os espaços de formação continuada e acompanha a aprendizagem dos alunos, planejando e implementando ações para melhorá-la à luz do novo currículo.


A revisão dos projetos pedagógicos (PP) é uma etapa fundamental para a implementação dos novos currículos nas escolas. Entenda por que e confira algumas sugestões.
A revisão do PP a luz dos novos currículos: fortalece a identidade da escola, define os objetivos para aprendizagem dos alunos, promove a apropriação dos novos currículos da Base Nacional Curricular, apoia a formação docente.
A estrutura do Projeto Pedagógico:

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E CARACTERIZAÇÃO: Fortalece a identidade da escola e promove uma reflexão sobre as suas particularidades.

DIAGNÓSTICO DE INDICADORES EDUCACIONAIS: Identifica na escola quais seus pontos fortes, as dificuldades dos alunos e professores e as prioridades de atuação.

MISSÃO, VISÃO E PRINCÍPIOS: Promove engajamento em torno de uma visão e objetivos comuns e fortalece a gestão democrática e participativa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, PRÁTICA E BASES LEGAIS: Mostra uma compreensão de que o PP é um documento embasado e respaldado pelo novo currículo, por diretrizes locais, estaduais e nacionais, além de discutir práticas e materiais pedagógicos de referência para a escola.

PLANO DE AÇÃO: Estabelece o caminho para a realização do desejo escolar construído coletivamente, com um planejamento claro que oriente a atuação de toda a comunidade escolar, olhando para o que já foi construído nos pontos anteriores.

Formação Continuada na Escola

Como construir uma formação continuada de qualidade:

PREMISSAS DE QUALIDADE: Há cinco premissas indicadas pela literatura para construir um processo formativo eficaz: métodos ativos de aprendizagens; foco no conhecimento pedagógico e sua relação com o conteúdo ensinado; participação coletiva (trabalho colaborativo); duração prolongada; coerência.

PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: É importante construir um plano de formação com sequenciamento coerente de conteúdos, alinhado ao novo currículo e construído a partir do diagnóstico das necessidades formativas dos alunos, professores e do ambiente escolar.

PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES: É importante que o plano seja construído de forma conjunta e que os professores se sintam sujeitos ativos de seu processo de formação.

O QUE CONSIDERAR NO PROCESSO: Ter um diagnóstico com uso de dados e evidências, em seguida, definir objetivos, conteúdos, estratégias e métodos formativos e, com base nisso, estabelecer formas de monitoramento e avaliação.

COMUNIDADE DE PRÁTICA PROFISSIONAL: É importante construir uma comunidade com docentes em que eles estejam confortáveis para compartilhar experiências desafiadoras, expor suas ideias e contribuir com críticas construtivas e sugestões para aprimorar as práticas dos colegas, olhando para a sala de aula.

VEJA O GUIA COMPLETO AQUI. http://bit.ly/guiagestorescolar


FONTE: MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM